Colunista internacional do PN estreia como Professora da Universidade Sénior em Portugal

21/09/2021

Por: Andrezza Tavares
Foto: Liliana Borges
 
A colunista Liliana Borges, correspondente internacional do jornal Potiguar Notícias em Portugal, residente em Montijo, foi convidada para lecionar na Universidade Sénior do Município como professora na disciplina “Turismo” neste ano letivo de 2021 a 2022. Diante da honrosa missão assumida em terra portuguesa, a jornalista Andrezza Tavares realizou uma entrevista com a brasileira sobre a estreia da desafiante atividade.
 
As Universidades Seniores Públicas são administradas pelas Câmaras Municipais de Portugal onde o Presidente de cada entidade nomeia o Reitor. Sobre a unidade de Montijo, Liliana respondeu que “a Universidade foi fundada em 2006, instalada na Quinta do Saldanha sendo Membro nº 164 da RUTIS, a qual é Associação Rede de Universidade da Terceira Idade que é uma instituição particular de solidariedade social e de utilidade pública de apoio à comunidade e aos seniores”.
 
Os professores são voluntários e seus estudantes pagam uma taxa simbólica onde poderão desfrutar de atividades práticas e teóricas como visitas de estudo, ida a espetáculos, conferências, exposições, workshops, festas e convívios. Entretanto o único critério de seleção para cursar suas disciplinas é necessariamente o cidadão ter no mínimo 50 anos.
Em Portugal, a abertura do ano letivo iniciou em 14 de setembro.  Em Montijo, “foi realizada uma solenidade de abertura com a participação do Presidente da Câmara Nuno Ribeiro Canta, o Reitor Professor José Francisco dos Santos e toda a equipe que faz a unidade acontecer, além disso, a apresentação musical do Grupo de Serenatas Sinfonias ao Luar”.
 
Na última segunda-feira, Liliana lecionou sua primeira aula que teve como tema o Estado do Rio Grande do Norte. Sobre o conteúdo, falou que “abordou os principais pontos turísticos, a história local, cultura e economia, além de apresentar, vídeos e músicas que engrandecem a terra potiguar”.
 
Entre os dispositivos audio-visuais utilizados na aula, destacou: “A Terra é Aqui, composição de Carlinhos Santa Rosa e Sérvulo Godeiro, Intérpetre Lysia Condé e imagens de Canindé Soares; Alan Persa com Comedor de Camarão; Pedro Mendes com Esquina do Continente e os vídeos da Campanha do SEBRAE do RN intitulado Descubra o Nosso Estado. 
 
Liliana Borges é uma filha do Rio Grande do Norte que enche de orgulho os seus conterraneos potiguares. É inspirador acompanhar o seu engajamento assertivo por meio da docência universitária que realiza nas belas terras lusitanas, é encorajador apreciar a sua participação voluntária no mencionado programa governamental português que se preocupa com a envelhecimento ativo da população, como também, é encantador perceber como tão bem apresenta as riquezas potiguares por meio do curriculo de formação em terra além-mar.