Sancionada Semana de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral – AVC, projeto do Marquinhos da Climep

28/09/2021


 

O Prefeito de Parnamirim Rosano Taveira da Cunha sancionou  lei de autoria do vereador Marquinhos da Climep que institui a Semana de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral – AVC, que será realizada no mês de outubro de cada ano, visando orientar a população sobre os danos causados pela doença e as formas de se prevenir, assim como o incentivo ao conhecimento dos sintomas para o diagnóstico precoce.
 
No Brasil, o AVC é a principal causa de morte por incapacidade: são 130 mil pessoas que morrem vítimas da doença. Além disso, estima-se que, em 2030, o número mundial de mortes pode ser de 7,8 milhões. “Por ser uma das doenças que mais matam no mundo, prevenir o AVC é uma urgência e o papel da Atenção Básica é o de promoção em saúde e não apenas de curar as doenças”, explicou a vereador
 
De acordo com a lei, 29 de outubro será o Dia Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Acidente Vascular Cerebral no Município de Parnamirim. A data terá como objetivos a prestação de informações e esclarecimentos às pessoas acerca do AVC, o estímulo à realização de pesquisas, palestras e ações educativas para prevenir os casos da doença, bem como o incentivo à sociedade em geral para adoção de medidas preventivas contra a doença.
 
“Infelizmente poucas pessoas conhecem e sabem detectar os sinais de um acidente vascular cerebral. Portanto, instituir o Dia Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao AVC é indispensável para dar maior destaque ao tema e alertar a população para uma das doenças que mais mata no Brasil”, explicou Marquinhos da Climep.