Jovens da periferia de Caicó serão capacitados em empreendedorismo

13/10/2021


 
Até a quinta-feira (14), jovens carentes que vivem na periferia do município de Caicó, na região do Seridó potiguar, podem se inscrever no projeto “JÁ É! Empreendedorismo Social”. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita no site www.brasilmaisempreendedor.com/ e na sede da Casa do Empresário, que reúne a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Serviços de Caicó (ACISC) e Sindicato do Comércio Varejista de Caicó (SindVarejo). A primeira edição atenderá jovens com idade entre 16 e 29 anos e que tenham concluído o ensino fundamental; residentes na Zona Oeste de Caicó, incluindo Vilas do Sabugi; e que possuam negócios formal ou informal.
 
O Sebrae do Rio Grande do Norte disponibilizará a metodologia, com suporte da Besouro Agência de Fomento Social. A Cáritas Diocesana dará suporte para os jovens participantes com psicólogo e assistente social. A mobilização dos jovens empreendedores contará com apoio da Rede de Juventudes do Seridó. A coordenação é da CDL de Caicó, com o apoio da ACISC e SindVarejo.
 
"Com essa capacitação, os jovens caicoenses terão a oportunidade de conhecer os requisitos essenciais para montar um negócio e gerar a própria renda"Pedro Medeiros - Gerente da Agência Sebrae Caicó
O projeto “JÁ É! Empreendedorismo Social” terá duração de quatro meses e a expectativa é que sirva de piloto para outras turmas que atendam outras regiões do município. Os selecionados receberão capacitação semipresencial com exposições temáticas, a partir de módulos sobre empreendedorismo, através de aulas expositivas, promoção de debates, realização de dinâmicas e atividades de campo, apresentação de cases de sucesso e elaboração de plano de negócio.
 
Segundo o gerente da Agência Sebrae, em Caicó, Pedro Medeiros, o propósito do projeto é capacitar jovens empreendedores, contribuindo com a transformação social e econômica das comunidades periféricas. “Com essa capacitação, os jovens caicoenses terão a oportunidade de conhecer os requisitos essenciais para montar um negócio e gerar a própria renda. O apoio aos jovens empreendedores é de grande relevância, sobretudo neste momento de enfrentamento da crise econômica, provocada pelo fechamento de empresas e elevado nível de desemprego, decorrentes da pandemia”, avalia o analista técnico do Sebrae-RN.
 
A presidente da CDL/Caicó, Leonete Gorgônio, destaca a importância da parceria entre as entidades do setor produtivo e o Sebrae-RN no momento da retomada da economia no município e em todo o estado. “Nesse momento de dificuldades econômicas, podemos mostrar aos jovens que é possível eles transformarem seus sonhos em um negócio exitoso. E, o mais importante, que empreendam por vocação e promovam impactos em suas comunidades”, destaca