Primeira edição do GEOPOTIGUAR começa nesta segunda, dia 18

18/10/2021


 
O I GEOPOTIGUAR, evento que reunirá a comunidade norte-rio-grandense de geocientistas, começa nesta segunda-feira, 18, e prossegue até o dia 22, em formato híbrido. Promovido pela Associação dos Geólogos do Estado do Rio Grande do Norte (AGERN) e pela Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), o encontro visa promover debate técnico qualificado, abordando temáticas de interesse local, regional e nacional, relacionadas ao universo das geociências. 
 
Segundo o presidente da AGERN, Orildo de Lima e Silva, as expectativas de alcance de público e de oferta de conteúdo são bem elevadas. Isto, porque, com cinco dias de duração e uma programação bastante diversificada, o I GEOPOTIGUAR terá palestras e mesas-redondas com transmissão ao vivo, via internet, por intermédio das redes sociais das entidades organizadoras, tornando-se acessível a todas as pessoas interessadas.
 
Programação
 
A solenidade de abertura do I GEOPOTIGUAR, que acontece a partir das 18h30, terá como base o auditório do CREA-RN e contará com a participação de organizadores, patrocinadores e convidados que adotarão todos os protocolos de segurança sanitária necessários. Em seguida, após o ato, a partir das 19h30, será realizada a Palestra Magna com o tema: “O Papel da Geologia no Desenvolvimento Sustentável do Brasil”, a cargo do presidente da FEBRAGEO, Fábio Reis.
 
Nos demais dias, a programação se desenvolve em torno de quatro sessões temáticas: Geofísica e Meio Ambiente; Pesquisa e Exploração Mineral; Petróleo e Gás; e, Gestão de Recursos Hídricos. Além das palestras e minicursos relacionados a esses eixos temáticos, estão agendadas duas mesas-redondas: “A Revisão do Plano Diretor de Natal e a Cidadania”, na terça-feira, 19, a partir das 18h30; e “O Papel da Petrobrás Operadora para o Desenvolvimento do RN”, na quinta-feira, 21, também a partir das 18h30.
 
O I GEOPOTIGUAR, evento pioneiro que congregará profissionais atuantes em órgãos e empresas públicas, na iniciativa privada e em instituições de ensino e pesquisa, conta com patrocínio do CONFEA, do CREA-RN, da AEPET – Seção Nordeste Setentrional e do SEBRAE-RN. À exceção dos minicursos, com participação restrita aos inscritos, toda a programação do evento estará acessível nos canais da AGERN e da FEBRAGEO, no YouTube e no Facebook, nos seguintes endereços:
 
AGERN (YouTube): GEOLOGIA Todo Dia
AGERN (Facebook): https://www.facebook.com/AGERN
FEBRAGEO (YouTube): FEBRAGEO FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GEÓLOGOS
FEBRAGEO (Facebook): www.facebook.com/febrageo