Sinmed RN e Estratégia Saúde da Família se reúnem com secretário de Saúde de Natal

01/11/2021


 
Os médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) se reuniram na manhã da quinta-feira (28) com o Secretário de Saúde do Município, George Antunes, para darem continuidade nas negociações das reivindicações da categoria.
 
Na ocasião, o secretário apresentou o impacto financeiro, faltando apenas o prefeito sacramentar. O documento sugere uma expansão da gratificação de urgência e emergência da ESF, que será recebida cumulativamente em razão na normatização do Ministério da Saúde de incluir a Estratégia Saúde da Família como nível inicial e porta de entrada dos atendimentos de urgência e emergência.
 
Outra pauta discutida na reunião foi a gratificação de docência. Esta, por sua vez, ainda está em fase de estudo, mas o secretário adiantou que poderá ser criada e implementada até o final do primeiro semestre de 2022. Já sobre a licença prêmio, será apresentada uma proposta para que a remuneração seja mantida durante o afastamento mediante a decisão do médico de fazer um curso de qualificação que será oferecido pelo próprio Sinmed RN, com carga horaria exigida e certificado de participação.
 
O secretário deverá se reunir com o prefeito ainda esta semana e, se até o dia 17 de novembro a situação não estiver resolvida através de portaria ou projeto de lei, o Sinmed RN e médicos da ESF se reunirão mais uma vez com a SMS para análises de novas propostas.