Segundo pesquisa, 57% da população aprova Impeachment de Bolsonaro

12/11/2021

Por: Jessyanne Bezerra
Foto: Marcelo Camargo

 

De acordo com a mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Poder360, aponta que mais da metade da população apoia o Impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido). A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
 
Segundo a pesquisa, 57% dos brasileiros afirmaram concordar com o afastamento do presidente. A porcentagem segue em alta desde agosto, quando registrou 58% de apoio popular. 
 
Ao todo são mais de 130 pedidos de impeachment protocolados na Câmara dos Deputados contra Bolsonaro. Porém, para que o processo de afastamento seja iniciado é necessário o aval do presidente da Casa, que atualmente é Arthur Lira (PP-AL).
 
O índice se assemelha com a aprovação popular para o impeachment que a ex-presidenta Dilma teve meses antes de ser deposta. No ano de 2016, no mês de abril, a Vox Populi registrou que 57% da população apoiavam o afastamento da petista.
 
Segundo a pesquisa do Poder360, apenas 36% da população desejam a permanência de Bolsonaro na Presidência e 6% não quiseram opinar.
 
A pesquisa do PoderData foi realizada no período de 8 a 10 de novembro e contou com mais de 2.500 entrevistas por telefone proporcionalmente em todas as regiões do Brasil. 
 
Entre os entrevistados, os que mais apoiam a manutenção do presidente no cargo correspondem a: Homens (43%), pessoas entre 45 e 59 anos (44%) e moradores da região Sul do Brasil (56%).
 
Já entre os que apoiam o impeachment são: Mulheres (59%), os jovens entre 16 e 24 anos (63%), os moradores do Nordeste (66%) e as pessoas com ensino superior.