“Bolsonaro é uma cópia mal feita de Donald Trump”, diz Lula

17/11/2021

Por: Otávio Albuquerque
Foto: brasil247.com

 

Nesta semana, em Bruxelas, na Bélgica, onde esteve para cumprir uma etapa de sua agenda internacional, o ex-presidente Lula falou sobre a eleição do ano que vem e aproveitou para tecer críticas ao seu principal adversário na corrida ao Palácio do Planalto: Jair Bolsonaro. De acordo com o petista, o atual chefe do executivo federal é uma “cópia mal feita de Donald Trump”. 

 

Em entrevista aos jornalistas presentes em um evento do parlamento europeu na capital belga, Lula se disse preparado para assumir pela terceira vez o comando da nação, mesmo ainda não tendo ratificado sua candidatura. “Estou preparado, motivado e com saúde” para essa possibilidade, declarou Lula. 

 

No que concerne à ratificação de sua presença no pleito, Lula afirmou que decidirá seu futuro em fevereiro ou março, mas que o Partido dos Trabalhadores estará na disputa mais uma vez. Sobre Bolsonaro, o ex-mandatário o comparou a Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, além de colocar em xeque seu conhecimento político. "O Bolsonaro não pensa, ele não tem ideia, ele não entende absolutamente de nada a não ser de falar bobagem”, ressaltou

 

Ainda no que se refere à avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro, Lula o considera como uma ameaça à democracia, uma vez que faz parte de um movimento neonazista que está em ascensão no mundo. "Bolsonaro representa hoje uma peça importante na extrema direita fascista, nazista. O Brasil, na verdade, não merecia passar pelo que está passando”, salientou. 

 

Em Bruxelas, o ex-presidente participou de um encontro com Josep Borrell, chefe da diplomacia europeia, e com Joseph Stigliz, vencedor do Nobel de Economia. Ademais, o líder petista também esteve em um debate organizado pelo bloco dos social-democratas no Parlamento.