Quem fez mais sucesso nas viagens: Lula ou Bolsonaro? O presidente responde

18/11/2021

Por: Otávio Albuquerque
Foto: poder360.com.br

 

Nesta quinta-feira, no Qatar, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu uma declaração à imprensa sobre a comparação entre sua viagem e a de Lula, seu principal concorrente na corrida ao Palácio do Planalto. Ao receber as informações de que o petista teria obtido mais sucesso em sua agenda internacional, o atual chefe do executivo federal adotou um tom de ironia, afirmando, inclusive, que seu rival deveria “andar mais pelo Brasil”. 

 

Em relação à repercussão da Globo sobre as duas viagens, Bolsonaro dispara de forma sarcástica: “eu vi na Globonews: Bolsonaro decepciona, Lula é um sucesso. Ah, pelo amor de Deus”. O presidente está no Oriente Médio, onde participou, em um espaço de seis dias, de encontros com empresários e autoridades políticas de quatro países: Qatar, Emirados Árabes, Bahrein e Dubai.

 

O ex-presidente Lula, por sua vez, esteve cumprindo uma turnê pela Europa, onde discursou no parlamento europeu e foi tratado com honrarias de chefe de estado. Nesta quarta-feira, a fim de discutir governança global, questões ambientais e desigualdades, o petista foi recebido por Emmanuel Macron, presidente da França, que se tornou um desafeto público de Bolsonaro. 

 

As duas agendas suscitaram comentários dos veículos de imprensa e da opinião pública, na medida em que demonstraram, segundo a maioria das opiniões, a perspectiva ideológica de ambos. Nesse sentido, enquanto Bolsonaro confraternizava com ditadores, Lula discutia assuntos de relevância com líderes que fazem parte do âmbito democrático.