Bolsonaro no partido de Levy Fidelix?

22/11/2021

Por: Otávio Albuquerque
Foto: terra.com.br

 

Ainda sem ter confirmado sua filiação ao PL, o presidente Jair Bolsonaro é alvo de especulações entre as legendas que compõem o universo partidário. Nesse sentido, Aldinéia Fidelix, mandatária do PRTB e viúva do falecido Levy Fidelix, fez um convite aberto ao atual chefe do executivo federal para que ele dispute o pleito de 2022 pela legenda. 

 

Aldineia, que ocupou a presidência da agremiação após a morte do marido, em abril deste ano, deu uma entrevista ao jornal O Globo, afirmando que formalizou o convite ao presidente. A fim de tentar convencê-lo, a líder do PRTB concederia a oportunidade de Bolsonaro indicar de 70% a 90% dos candidatos aos governos estaduais e 90% dos pleiteantes ao Senado. 

 

A presidente do PRTB deixa claro que, embora tenha o desejo de contar com o presidente nos seus quadros, o partido tem normas que precisam ser seguidas. "O convite ao presidente está feito, mas têm regras aqui. O PRTB não é um partido de aluguel. O Fidelix sempre lançou candidato, como ele mesmo fez diversas vezes", afirmou.

 

Não obstante o controle parcial que Bolsonaro teria ao se filiar na legenda a qual dirige, Aldineia Fidelix encara, segundo informações de bastidores, a inserção de Bolsonaro no partido como uma forma de superar a cláusula de barreira que proíbe as agremiações nanicas, como é o caso do PRTB, de terem acesso aos fundos de recursos partidários.