A Limpeza das calhas dos Rios Punaú e Piranhas em Rio do Fogo

23/11/2021

Por: Redação do PN
Foto: Reprodução

 

O Município de Rio do Fogo recebeu do IDEMA a autorização ambiental para a limpeza das calhas dos Rios Punaú e Piranhas. Entregue em solenidade realizada em Punaú das mãos do Secretário Especial de Governo, o Sr. Fernando Mineiro, quando estavam presentes vários técnicos do IDEMA. A autorização foi obtida pela construção de muitas mãos com o apoio incondicional do Prefeito Municipal, Márcio de Cici.

Na última segunda-feira, dia 23 de novembro na sede da Secretaria de Estado de Agricultura e da Pesca, com delegações representativas de Rio do Fogo/RN e Touros/RN e Secretários de Estado de Governo e da Agricultura  ficou  acertado a celebração de convênios, com recursos do Estado e contrapartida dos Municípios para a execução da obra de limpeza das calhas dos Rios, que exigem máquinas especiais e um trabalho técnico específico.

A limpeza das calhas dos Rios no Vale úmido do Punaú é essencial para a produção da agricultura familiar, principalmente de jerimum e bananas. O Rio Grande do Norte é o segundo produtor de jerimum do país. Este ano, ainda em face da limpeza do Rio Punaú ocorrido no ano passado, já se produziu oitocentos mil quilos de jerimum, e que vem alcançando preços justos para o produto, com boas consequências econômicas e sociais para a população local.