​Carlos Eduardo começa pré-campanha sem saber cargo a que vai se candidatar

24/11/2021

Por: CEFAS CARVALHO
 
 
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves vem anunciado programação para municípios do interior do RN. Nesta semana estará em Mossoró, Patu, Rafael Godeiro e Angicos. Nas redes sociais o comportamento dele é de pré-candidato​ há tempos. Viaja, dialoga com líderes políticos, concede entrevistas.​
 
Mas nos intramuros da política potiguar a pergunta que se faz é: Candidato a que cargo?
 
​Carlos não sabe ainda para que cargo político concorrerá nas eleições de 2022. Vislumbra duas possibilidades: Governo do Estado e Senado.​
 
Para o Governo, enfrentaria a atual governadora Fátima Bezerra, para quem perdeu no segundo turno em 2018.
 
Em pesquisa recente da Consult para o Blog do BG, Carlos apareceu em empate numérico com Fátima Bezerra. O pedetista com 30,76% e a petista, com 30%. Em terceiro, aparece o deputado federal Benes Leocádio com meros 4,29%. Apesar dessa pesquisa não incluir Álvario Dias e o senador Styvenson Valentim, o certo é que se afigura uma polarização entre Fátima e Carlos.
 
Já para o Senado, na disputa pela única cadeira do Rio Grande do Norte, o ex-prefeito de Natal aparece na mesma pesquisa em primeiro com 27,76%. Em segundo, aparece o ministro Fábio Fatia com 12,94% das intenções de voto. Ele é seguido pelo também ministro Rogério Marinho, em terceiro com 11,06%. O atual senador Jean Paul Prates aparece com 6%.
 
Ou seja, os dois cenários parecem bons para Carlos, a julgar pelas pesquisas. Mas, muita água ainda deve rolar dentro do pedetismo.
 
Primeiro porque a decisão terá de ser cirúrgica. Uma nova derrota deixaria Carlos no mínimo mais dois anos sem mandato e emplacaria mais uma derrota política para seu currículo.
 
Segundo porque a eleição de 2022 terá diversos fatores, nacionais, vonjunturais, que podem decisões que não guardem erros. Um erro de avaliação pode colocar o projeto de Carlos abaixo.
 
Por ora, Carlos quer fazer política e atiçar sua pré-campanha. O cargo ele vai pensar só depois do Carnaval de 2022.