Sérgio Moro é o maior rival de Lula em 2022?

25/11/2021

Por: Otávio Albuquerque
Foto: poder360.com.br

 

Conforme os números apresentados em nova pesquisa PoderData, feita entre 22 a 24 deste mês, em um hipotético confronto de segundo turno, o ex-juiz Sérgio Moro seria o candidato mais competitivo contra o ex-presidente Lula. De acordo com os dados, o confronto direto entre eles teria vitória do petista por 48% a 31%, cenário que expõe a menor diferença entre o ex-mandatário e seus concorrentes em todas as simulações de segundo turno.


Ainda segundo o levantamento, o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição e se configurava como o principal concorrente de Lula em todas as prévias, tem uma desvantagem de 23 pontos percentuais contra o rival (31% a 54%). Nessa disputa específica, São 14% os entrevistados que votariam nulo ou em branco e 1% os que disseram não saber. 


Após a filiação do ex-ministro Sérgio Moro ao Podemos, essa foi a primeira pesquisa em que há uma simulação de segundo turno entre ele e Lula, a quem julgou e condenou por 580 dias no processo da Lava-Jato. No cenário entre os dois presidenciáveis, 20% dos eleitores optariam por votar nulo ou em branco e 1% deles não sabem. 


A pesquisa, a qual é realizada em parceria editorial com o grupo Bandeirantes e possui margem de erro de dois pontos percentuais, foi auferida mediante ligações telefônicas - aparelhos celulares e fixos. Foram ouvidas 2.500 pessoas em 459 municípios nas 27 unidades da Federação.