Segundo pesquisa, Lula é o preferido entre as mulheres

25/11/2021

Por: Otávio Albuquerque
Foto: cut.org.br

 

De acordo com a pesquisa PoderData, realizada entre 22 e 24 de novembro, o ex-presidente Lula é o candidato preferido entre a população do Nordeste e o eleitorado feminino. No cenário apresentado, o qual leva em consideração o primeiro turno do pleito, o petista dispõe de 43% da preferência da região onde nasceu e 44% do favoritismo entre as eleitoras. 


Por outro lado, entre os homens e moradores da região Norte, o presidente Jair Bolsonaro desponta como o principal nome. Conforme as estatísticas expõem, o atual chefe do executivo federal tem de 36 a 37% da intenção de voto masculina, assim como entre 37 e 47% da preferência dos nortistas. 


Na avaliação geral, levando em consideração a população como um todo e respeitando a margem de erro de 2 pontos percentuais, Lula aparece como protagonista na corrida ao Palácio Planalto, tendo 36% contra 29% do atual mandatário da nação, seu mais direto concorrente. 


O levantamento também destacou o bloco da chamada “terceira via”, que é liderado momentaneamente pelo ex-juiz Sérgio Moro com 13,6% dos eleitores ouvidos. Em comparação com a última pesquisa, feita em outubro, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), que concorre à presidência pela quarta vez, é quem teve uma queda mais acentuada, dispondo de 7,5%.