27/12/2021
O governo federal anunciou, através do ministro João Roma, que o Ministério da Saúde enviará, nesta segunda-feira (27), uma equipe de 90 médicos para socorrer a população atingida pela forte chuva no sul e sudoeste do estado da Bahia. Até agora, pelo menos 18 pessoas morreram e cerca de 19 mil estão desabrigadas.
Neste domingo (26), o número de municípios que decretaram situação de emergência subiu para 72. Com isso, a mobilização de todos órgãos estaduais para ações de resposta ao desastre é autorizada. Em declaração à GloboNews, o governador Rui Costa (PT) deu mais detalhes sobre a tragédia.
“Acabei de receber novo levantamento e temos, neste momento, 37 cidades fortemente atingidas pelas chuvas. Visitei Itabuna e Itajuípe e as imagens são muito fortes. Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande. Vamos seguir trabalhando e cuidando das pessoas.”, afirmou Costa em entrevista.
De acordo com as estimativas da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelos temporais. O ministro da Cidadania, João Roma, visitou a cidade de Ilhéus com o Rui Costa e afirmou que pretende traçar ações em conjunto com o governo federal para apoio aos prejudicados. O Governo da Bahia anunciou que está recebendo ajuda dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará.