Ministério da saúde envia 500 mil testes rápidos da Covid-19 para o RN

20/01/2022


Foto: Reprodução

O ministério da saúde enviou para o Rio grande do norte o montante de 500 mil testes do tipo Swab, que vão permitir a ampliação do acesso ao diagnóstico da Covid-19, nas unidades básicas de saúde, centros Covid e outras localidades dos municípios. De acordo com a secretaria estadual de saúde (SESAP), nesta quinta (20), serão distribuídos para os 167 municípios do estado.

A indicação é para que a testagem seja feita a partir de 48h após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios. De acordo com Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, o resultado negativo do exame não implica necessariamente na retomada das atividades. “As pessoas com quadro de síndromes gripais devem permanecer isoladas para que a disseminação do vírus diminua no estado. Para quem testar positivo é importante que essas pessoas possam garantir o acesso aos testes também de seus familiares, especialmente os mais vulneráveis, para proteger essas pessoas e evitar novos óbitos”.

A Sesap reforça ainda a necessidade de manter as medidas de proteção como o uso de máscara e evitar aglomerações, além da importância da vacinação a todas as faixas etárias já elegíveis.