Fotógrafa potiguar tem ensaio sobre o ´Pinta Natalense` selecionado para festival nacional

05/05/2022


 
A fotógrafa Meysa Medeiros desenvolveu no ano de 2017 um ensaio sobre um personagem muito conhecido dos potiguares: o Pinta Natalense. Este ensaio foi um dos selecionados, entre 614 inscritos, para compor o Festival Nacional Foto de Quebrada 2022.
 
Na época o ensaio ficou bastante conhecido por ser a primeira vez que alguém registrou os pintas de forma digna e positiva. Segundo Meysa Medeiros isso foi um questionamento, pois a imagem do jovem periférico sempre era apresentado na grande mídia do estado de RN de forma pejorativa, relacionada à marginalidade.
 
Hoje Meysa Medeiros é bem atuante nos movimentos da fotografia potiguar. Além dos coletivos daFOTO! e do Coletivo Militana, ela faz parte do Coletivo Periferia e Memória do RJ.
 
O Festival Foto de Quebrada celebra a fotografia que representa diferentes vivências de artistas moradores das periferias brasileiras. Foram 30 de diferentes regiões do Brasil.
 
As obras selecionadas participam da exposição do Festival e concorrem a dois prêmios de R$ 2 mil por escolha da curadoria e dois prêmios de R$ 2 mil por escolha popular.
 
Para a seleção foram levados em conta critérios de composição artística da foto, singularidade e originalidade da obra, paciência para dialogar com temas que vão além de seus limites geográficos e capacidade de reflexão diante dos aspectos da vida local.