Ministério da Saúde se reúne com governos do Nordeste para definir ações de combate à dengue

27/02/2024 05h47


Ministério da Saúde se reúne com governos do Nordeste para definir ações de combate à dengue

Foto: Divulgação/Governo do RN (Carmem Felix)

 

O cenário da dengue no Nordeste foi o foco da reunião entre os gestores da região, liderados pela governadora Fátima Bezerra, e o Ministério da Saúde, sob o comando da ministra Nisia Trindade, na manhã desta segunda-feira (26). Atual presidente do Consórcio Nordeste, a governadora do Rio Grande do Norte pontuou a importância do encontro para aproximar os estados e dar coesão no enfrentamento à doença.

"O Nordeste segue em uma situação de controle, contudo os casos continuam crescendo, por isso esse encontro é oportuno e necessário para fortalecer as ações conjuntas. Aqui em nosso estado focamos nas ações preventivas de caráter intersetorial, indo diretamente aos territórios. Logo mais, com o início do ano letivo, vamos reforçar a agenda com a educação nas nossas 586 escolas, ambientes adequados para fazer o chamamento da vacinação e da prevenção contra o mosquito", disse Fátima Bezerra.

O Ministério da Saúde destacou, entre vários pontos, a necessidade de preparação, vigilância e investimento em atenção primária durante o atual momento de enfrentamento à dengue. "O Nordeste tem experiência no manejo da doença, sabendo da importância de lidar de forma antecipada. Destaco que é muito importante agora ter uma atenção básica preparada. Nosso grande objetivo do momento é evitar que o quadro do Nordeste se agrave e isso é uma responsabilidade de todos", comentou a ministra Nísia Trindade.

Fonte: Ascom/Sesap