Natal fortalece atendimento em UBSs para pacientes com sintomas de arboviroses

13/03/2024 05h38


Natal fortalece atendimento em UBSs para pacientes com sintomas de arboviroses

Foto: Divulgação/SMS

 

Natal vem desenvolvendo diversas ações com a intenção de reduzir o impacto da dengue e demais arboviroses no município. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), realiza o fortalecimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o enfrentamento à epidemia de dengue ofertando em todas as unidades a dispensação de sais para reidratação oral com a intenção de auxiliar os pacientes que necessitem de reposição de líquidos, além de sete unidades selecionadas, equipadas para oferecer Hidratação Venosa aos munícipes quando necessário.

“Caso apresente sintomas de arbovirose, como febre alta, dor no corpo e articulações e manchas vermelhas pelo corpo, por exemplo, as pessoas devem procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência. Identificada a necessidade de hidratação oral, ela é iniciada na própria unidade, e em casos de Hidratação Endovenosa, o paciente é encaminhado para uma das unidades de referência”, comenta Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS).

Disponível em todas as mais de 60 Unidades Básicas de Saúde de Natal, a Terapia de Reidratação Oral funciona como um tratamento de reposição de fluidos, usado para prevenir e tratar desidratação em casos em que o usuário apresente perda de grande volume de líquidos em um curto espaço de tempo. Após atendimento na unidade, o paciente recebe o sachê com os sais e pode fazer o preparo também na sua residência, adicionando a água e ingerindo o preparo para ajudar na sua hidratação.

“As ações e serviços ofertados pela Atenção Primária à Saúde (APS) são extremamente importantes para podermos evitar os óbitos por dengue. A estratégia da ampliação da oferta da hidratação oral e venosa para casos suspeitos de dengue visa fortalecer a APS para que ela possa cumprir com o seu papel de porta de entrada e tenha uma maior resolutividade no atendimento prestado.”, explica Tallita Mayara Cavalcante, coordenadora da Estratégia Saúde da Família da SMS Natal.

Já a Terapia de Hidratação Venosa (THV) é utilizada também para repor as reservas de água do corpo do paciente, mas utilizada em casos mais graves, agindo com a intenção de restaurar o equilíbrio de nutrientes, líquidos e eletrólitos orgânicos.

Para a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, a organização dos serviços é uma medida importante para prevenir o agravamento dos casos de dengue. “A APS é a porta de entrada preferencial para o SUS e em situações de epidemia, como a que estamos vivenciando de dengue, além das ações de educação comunitária, busca ativa para controle vetorial e educação em saúde pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), as equipes das UBS realizam o primeiro atendimento a todos os pacientes com sintomas de dengue, classificando o risco, iniciando precocemente o tratamento através da hidratação oral e venosa, além de orientar os pacientes sobre os sinais de alarme, acompanhando os casos suspeitos e encaminhando com segurança os casos graves”, reforça Tallita.

Caso necessitem do suporte venoso, os pacientes são encaminhados diretamente de suas unidades de saúde para uma unidade de referência. No município, inicialmente sete unidades básicas foram selecionadas em localidades com maior risco de adoecimento para ofertar a Terapia de Hidratação Venosa (THV) em casos que o usuário apresente casos mais graves de desidratação, sendo elas: UBS Pajuçara, UBS Planície das Mangueiras, USF Brasília Teimosa, UBS São João, USF Felipe Camarão II, USF Guarapes e UBS Satélite.

 

Fonte: Prefeitura de Natal