Greve

Em novo plebiscito da ADURN-Sindicato docentes da UFRN definem situação de greve

29/05/2024 11h54

Em novo plebiscito da ADURN-Sindicato docentes da UFRN definem situação de greve

Foto: Reprodução / ADURN-Sindicato
O Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Adurn-Sindicato) anunciou a realização de um novo plebiscito para decidir o destino da greve em curso. Iniciada em 22 de abril, a paralisação enfrenta um novo momento de avaliação por parte dos professores. Na última semana, a categoria votou pela continuidade da greve em um plebiscito anterior.
 
O novo plebiscito terá início às 12h desta quarta-feira (29), e se encerrará às 18h da sexta-feira (31). A pergunta a ser apresentada aos docentes será: "Você está de acordo com a permanência da categoria docente da UFRN em greve geral por tempo indeterminado?", com as opções "sim", "não" e "abstenção".
 
Além disso, durante uma reunião realizada nesta terça-feira, 28, o presidente do Adurn-Sindicato, Oswaldo Negrão, informou aos conselheiros sobre um abaixo-assinado que solicita o debate sobre a desfiliação da entidade ao Proifes-Federação. Esta última assinou, na tarde de segunda-feira (27), a proposta de reajuste salarial oferecida pelo Governo Federal para encerrar a paralisação.
 
O Adurn-Sindicato, que está afiliado ao Proifes-Federação, enfrenta agora o desafio de conciliar diferentes perspectivas dentro da categoria diante das negociações em andamento. A decisão sobre a permanência ou não da greve e a possibilidade de desfiliação são temas de relevância para os professores da UFRN e para o cenário educacional no estado.