Natal

Caminhada marca emissão da 1ª Carteira da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista

14/04/2025 16h58

Caminhada marca emissão da 1ª Carteira da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista

Foto: SEMIDH
 
Ana Clara Santos, de 14 anos, foi a  primeira autista a possuir, oficialmente, a Carteira de identificação da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em Natal. A adolescente adquiriu o documento durante a 10ª Caminhada de Conscientização do Autismo de Natal, ocorrida no domingo (13). Com uma programação variada, a caminhada marcou a luta de mães, pais e pessoas atípicas do município, na busca por reconhecimento e direitos.
 
“Esperamos muito pelo momento de fazer a carteirinha dela. Agora, com a carteira nas mãos, a gente vai poder exigir direitos que, muitas vezes, nos foram negados, disse Alexandra Henrique, mãe de Ana Clara.
 
A caminhada teve concentração na Praça das Flores, em Petrópolis, onde centenas de famílias se reuniram com filhos, sobrinhos, netos, amigos autistas. A concentração teve ainda danças, brincadeiras, músicas e várias outras atividades lúdicas.
 
“Chegar à décima edição da nossa caminhada, com essa quantidade de gente, mostra o quanto a nossa luta por direitos e melhorias para o público autista ganhou força na capital", destacou Magnólia Ansaldi, idealizadora da caminhada.
 
A caminhada seguiu pelas ruas de Petrópolis em direção à Praça Cívica, cobrindo de azul o percurso. Por onde passava, o evento recebia apoio dos natalenses que buzinavam ou acenavam. 
 
“Este é mais um esforço da Prefeitura do Natal em apoiar uma causa tão importante. Nós da Secretaria de Direitos Humanos, somos os responsáveis pela confecção da CIPTEA e, muito mais do que isso, temos a responsabilidade de mostrar o quanto a Carteira pode transformar o dia a dia de centenas de famílias do nosso município”, destacou Luciana Oliveira, titular da Semidh.
 
Ao final da caminhada, os participantes ainda puderam aproveitar uma feirinha montada especialmente para eles, apresentações culturais e musicais, além de um parque inflável. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), também montou um estande para a emissão do cartão para vagas especiais de estacionamento.