Andréa Nogueira responde presidente da OAB-RN: "É fantasia"

13/01/2021

Por: Jessyanne Bezerra

 

 

Nesta quarta-feira (13), o jornalista Pinto Jr. recebeu no programa a Dra. Andréa Nogueira, ex-presidente da ABMCJ (Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica). Na conversa foram debatidos temas como a paridade eleitoral, o cenário feminino na advocacia e a importância do papel da mulher na OAB.

Apesar do aumento de mulheres na carreira jurídica, que em seu total representam 64% dos inscritos na OAB, as advogadas não são maioria em cargos de liderança. Nos cargos de direção da OAB, a proporção de mulheres diminui para 35%. O mesmo ocorre no judiciário: elas são 37% dos magistrados estaduais de 1° instância, mas caem para 20% quando considerados os desembargadores dos Tribunais de Justiça. "Temos bastantes advogadas interessadas nos cargos, mas isso não significa que temos essa efetividade", ressalta a Dra. Andréa Nogueira.

Em relação a fala do atual presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros, em entrevista ao Jornal Potiguar Notícias, que afirmou "nunca uma mulher na OAB não fazer algo por ser mulher", a ex-presidente da ABMCJ declarou "seria um pouco de fantasia dizer que uma mulher pode exercer qualquer função igual a do homem sem nenhuma restrição ou sem considerar a condição de ser mulher".

A fala da Dra. Andréa Nogueira se refere ao fato de que uma mulher não possui a mesma liberdade que o homem. Para se ter uma noção é preciso se basear em dados: segundo a ONU, 1,6 milhão de mulheres foram assassinadas na América Latina em 2020, e ao todo, 243 milhões de mulheres em todo o mundo sofreram violência sexual ou física nos últimos 12 meses. "A mulher têm medo de assédio, de estupro, de perder a vida numa simples volta para casa" ressalta a ex-presidente da ABMCJ e acrescentou "então não, as mulheres não ocupam todos os cargos que querem e é porque são mulheres. Então sim, as mulheres deixam de ocupar espaços por serem mulheres".

Para assistir a entrevista na íntegra acesse o link: https://youtu.be/k602yM1HZ0U

Para ver a entrevista do presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros acesse o link: https://potiguarnoticias.com.br/noticias/47441/nunca-vi-uma-mulher-na-oab-nao-fazer-algo-por-ser-mulher-diz-aldo-medeiros