Agosto Dourado, mês do aleitamento materno: evento em Natal promete conectar, compartilhar e celebrar a amamentação

01/08/2023 08h49


Agosto Dourado, mês do aleitamento materno: evento em Natal promete conectar, compartilhar e celebrar a amamentação

Foto: Divulgação

 

No mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, o Agosto Dourado, a capital potiguar sediará um encontro que irá conectar mamães, compartilhar informações e experiências, além de celebrar a amamentação. O evento "Conexão de Peito", promovido pela Amor Mamar, promete jogar luz sobre o tema "aleitamento materno", que é de fundamental importância, sobretudo para os bebês e suas mamães.

O evento acontecerá no dia 11 de agosto, às 16h, no espaço Valéria Calazans, localizado no bairro de Candelária, em Natal. A programação contará com uma roda de conversa intitulada "Os desafios e deleites da amamentação", que será mediada pela jornalista e mãe Juliana Celli.

O bate-papo terá a participação da enfermeira e consultora de amamentação Tainá Medeiros - fundadora da Amor Mamar - além da psicóloga clínica perinatal e parental Paloma Melo, da pediatra Marcela Fernandes e da fisioterapeuta especialista em gestante e pós parto Fernanda Sodré. O momento também contará com as presença das influenciadoras digitais Ada Xavier, Amanda Rayssa e Marina Portela que contarão suas histórias inspiradoras dentro do tema.

"Em iniciativas como essa geramos uma rede de apoio, ouvimos experiências de mulheres que já viveram essa fase da vida e, mais do que isso, somos inspiradas a ver que é possível amamentar e o quanto isso é valioso para mamães e bebês", afirma Tainá Medeiros.

A falta de orientação adequada na hora de amamentar pode causar alguns transtornos, razões pelas quais muitas mulheres deixam de praticar esse ato tão importante, sobretudo para os bebês.

Ainda de acordo com Tainá Medeiros, as dores provocadas pela amamentação inadequada muitas vezes dificultam a pega pelo bebê e impedem uma nutrição satisfatória do recém-nascido.

Tainá, que já ajudou mais de 800 famílias em suas jornadas na amamentação, afirma que a informação é um dos caminhos para que se alcance melhores resultados no aleitamento. "Afinal, o leite materno tem tudo o que a criança precisa nos seus primeiros meses de vida", ressalta a profissional.

O evento "Conexão de Peito" também contará com uma exposição de fotos realizada pelos fotógrafos potiguares Mariana Rocha, Mari Correia, Georgia Fanny e Rafael Tavares. O tema da exposição é: "Nutrindo de amor".

Além disso, também abrilhantará ainda mais o encontro uma feira de mães empreendedoras, que promete disponibilizar uma gama de produtos e serviços para o público.

O evento será gratuito mas com vagas limitadas. O ingresso pode ser garantido no link disponível na biografia do @amormamar. Para as mamães que quiserem levar suas crianças, haverá uma equipe de recreadores para garantir o entretenimento da garotada.

Meta da OMS sobre aleitamento materno não foi atingida pelo Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, em 1986 o percentual de crianças brasileiras com menos de 6 meses que eram alimentadas exclusivamente com leite materno não passava de 3%. Já em 2008, essa realidade era bem diferente: 41% dos bebês recebiam somente o leite materno.

Atualmente, a amamentação exclusiva chega aos 46%, mas ainda não é o cenário ideal. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estipulou uma meta de 50%, com previsão de ser atingida pelos países até 2025.

Isso significa que ainda há muito o que se conquistar quando o assunto é aleitamento materno, motivo pelo qual eventos como o Conexão de Peito são importantes para disseminar informações e trocar experiência sobre o assunto.

 

Fonte: Assessoria