Economia
Empresas potiguares ampliam mercado com apoio da Assessoria de Negócios do Sebrae-RN
05/03/2025 18h29
Foto: Reprodução / Agência SEBRAE
Quatro empresas potiguares estão colhendo os frutos da Assessoria de Negócios do Sebrae-RN, um projeto inovador em fase de implantação que tem ajudado empreendedores a superar desafios e expandir suas operações. A Pastéis Abibe, de Tangará, a Farofa do Dotô, de Natal, Massas Nordestinas, de Monte Alegre e a Massas Santa Cruz encontraram no Sebrae-RN o suporte necessário para profissionalizar a gestão e conquistar novos mercados.
O empresário Joaldo Moreira, fundador da Pastéis Abibe, conta que sempre teve habilidade para produzir alimentos, mas enfrentava dificuldades na gestão do negócio. Ao longo dos anos, ele participou de diversas capacitações, incluindo o Empretec, e transformou o Sebrae em um parceiro estratégico.
Eu quebrei umas duas ou três vezes porque só sabia fazer o produto, mas não entendia de gestão. Com o suporte da Assessoria de Negócios, nossa empresa conseguiu aprimorar processos e aperfeiçoar a liderança, superando gargalos internos, e isso começou a clarear as coisas. Com a consultoria, alcançamos um crescimento de 133%,
relembra o empresário Joaldo Moreira, fundador da Pastéis Abibe.
Para Joaldo, a atuação do Sebrae-RN foi fundamental para a entrada da Pastéis Abibe em um dos principais grupos varejistas do estado. A empresa participou do evento Conexão CMKT, promovido pelo Sebrae, onde apresentou seus produtos a compradores do setor supermercadista. “Depois dessa conquista, nosso faturamento cresceu 20% e nossa meta é dobrar a presença no mercado potiguar nos próximos anos”, projeta.
Farofa do Dotô: tradição familiar e visão de mercado
Já a Farofa do Dotô nasceu de uma tradição familiar e ganhou espaço no mercado ao oferecer um produto diferenciado, sem glúten e lactose. A empresária Ana Fonseca conta que a empresa enfrentou desafios para se estruturar administrativamente, especialmente na emissão de notas fiscais e formalização.
“O Sebrae foi essencial para a nossa evolução, não só na parte de marketing e apresentação do produto, mas também na aquisição de novos parceiros”, destaca. A empresa também fechou contrato com grandes redes varejistas, resultado da aproximação comercial promovida pela Assessoria de Negócios.
Com o crescimento da demanda, Ana relata que precisou ampliar a equipe, otimizar o espaço físico e investir em estratégias de vendas para manter o ritmo de expansão. “Nosso foco agora é consolidar a marca em outros segmentos e fortalecer ainda mais a parceria com o Sebrae”, afirma.
Assessoria de Negócios: um projeto inovador
A Assessoria de Negócios do Sebrae-RN faz parte de um projeto-piloto que segue a metodologia dos Small Business Development Centers (SBDC), inspirada em um modelo da Small Business Administration (SBA), dos Estados Unidos. O Rio Grande do Norte, ao lado de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, é um dos estados pioneiros na implementação da iniciativa.
Atualmente, cinco projetos-piloto estão em andamento no RN, beneficiando empresas em Natal, Caicó, Santa Cruz e Nova Cruz.
A proposta do programa é estruturar centros de desenvolvimento de pequenos negócios no país, oferecendo assessoria individualizada, planejamento estratégico e soluções personalizadas para promover o crescimento sustentável das empresas,
explica Kessiany Souza, coordenadora do projeto Assessoria de Negócios no Sebrae-RN.
A entrada das empresas potiguares na rede varejista exemplifica o impacto positivo da iniciativa, complementa Ana Carolina Ribeiro, gestora da indústria de alimentos e bebidas do Sebrae-RN. A aproximação comercial promovida pelo Sebrae-RN, por meio do evento Conexão CMKT, reuniu empresários do setor de alimentos e representantes de grandes redes varejistas do Rio Grande do Norte e da Paraíba, criando um ambiente propício para o fechamento de negócios.
Para a gestora, com resultados concretos e projeções de crescimento, a Assessoria de Negócios do Sebrae-RN se consolida como uma ferramenta essencial para os empreendedores que buscam aprimorar sua gestão e expandir suas operações no mercado.