Filme inglês ´Minha Adorável Lavanderia´ será exibido sexta na sessão Cine Café

23/07/2018


Filme que lançou o diretor Stephen Frears para o mundo, Minha Adorável Lavanderia une crítica social, humor e romance. Além disso, é apontado como um dos primeiros filmes ingleses a abordar um romance abertamente gay. Estrelado por Daniel Day-Lewis, o filme é a atração de julho da sessão Cine Café, parceria entre o Cineclube Natal e Nalva Melo Café Salão. A sessão acontece na próxima sexta-feira (27), às 19h.
 
O filme é protagonizado pela dupla Omar (Gordon Warnecke) e Johnny (Daniel Day-Lewis), um britânico de origem paquistanesa e um punk com influências fascistas, na empreitada de reformar e dirigir uma lavanderia de bairro. Omar é ambicioso e tem na família comerciante o estímulo para o sucesso nos negócios. Johnny, que já foi colega de escola de Omar, representa a Inglaterra branca e avessa a imigrantes, fruto da rigidez econômica imposta pelo governo de Margaret Thatcher.
 
A relação homoafetiva entre Omar e Johnny é tratada com naturalidade pelo diretor, sendo apenas um dos elementos da trama. O filme retrata com agudeza um cenário particular, da Inglaterra dos anos 80 e os problemas causados pela imigração, o thatcherismo e o contexto social de preconceito contra gays, imigrantes e negros. Não à toa, o filme rendeu uma indicação de melhor roteiro original para seu autor, Hanif Kureishi.
 
Minha Adorável Lavanderia é uma crônica sobre dois personagens que poderiam ser excluídos do mundo, mas que resolvem enfrentar preconceitos para ter uma vida a dois, e por isso foi escolhido para homenagear o Mês do Orgulho Gay, celebrado em junho. O filme traz um dos primeiros papéis de destaque de Day-Lewis, que seria, depois, condecorado com três Oscars de melhor ator.
 
A sessão Cine Café ocorre sempre nas últimas sextas-feiras do mês, em Nalva Melo Café Salão, situado na rua Duque de Caxias, número 110, Ribeira. A entrada é uma taxa colaborativa para o Cineclube Natal, não obrigatória, de R$ 5.
 
Serviço:
 
O quê?
Exibição “Minha Adorável Lavanderia” na sessão Cine Café
 
Onde?
Nalva Melo Salão Café (Rua Duque de Caxias, 110, Ribeira)
 
Quando?
27 de julho (sexta-feira), 19h