Caravana de Escritores: Paula Belmino fala sobre literatura infanto-juvenil

22/02/2021


 
 
A poeta e escritora Paula Belmino é a quarta participante do ciclo de videopalestras promovido pela 7ª Temporada da Caravana de Escritores Potiguares. Convidada a falar sobre “literatura infanto-juvenil”, a intervenção de Paula estará disponível no canal do projeto, no Youtube, e, também, nas páginas do Facebook e do Instagram, a partir da próxima segunda-feira, 22, às 19h00.
 
Com a eclosão da pandemia da Covid-19 e a consequente necessidade de isolamento social, a Caravana de Escritores Potiguares adquiriu um novo formato. Impossibilitados de visitar as escolas para dialogar diretamente com alunos e professores, os escritores participantes do projeto estão gravando depoimentos sobre temáticas variadas, que vão das características dos gêneros literários aos processos de criação. O material é postado semanalmente, sempre às segundas-feiras, e pode ser assistido a qualquer tempo.
 
A Caravana de Escritores Potiguares é um projeto social sem fins lucrativos, que conta com patrocínios da COSERN e do Governo do Estado do RN, viabilizados pela Lei “Câmara Cascudo” de Incentivo à Cultura. A iniciativa foi criada em 2013, e visa, originalmente, incentivar o hábito de leitura e divulgar a produção literária norte-rio-grandense, promovendo atividades interativas em comunidades escolares das redes públicas federal, estadual e municipais do RN.
 
Com a mudança de formato, a distribuição de livros também precisou ser alterada. Nesta 7º temporada, ao invés dos concorridos sorteios, será realizada uma única doação. Segundo o coordenador do projeto, escritor Thiago Gonzaga, a escola beneficiada será o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – Centro de Formação de Profissionais da Educação (IFESP). O acervo reúne 20 títulos com cerca de 500 exemplares e deverá ser entregue no início da segunda quinzena de março.
 
Quem é Paula Belmino?
 
Poeta e escritora, graduada em pedagogia pela UFRN, Paula Belmino atua na rede de ensino do município de Lagoa Nova, na região do Seridó. Por mais de cinco anos, trabalhou nas redes estadual e municipal de ensino, em São Paulo. É mediadora de leitura e autora dos livros: “Bem Poesia” pela Editora Delicatta, e “A Menina Que Sabe Chover”, livro infanto-juvenil, publicado pela Editora Inverso, que retrata o regionalismo e toda riqueza do sertão nordestino. Paula Belmino também participa de antologias publicadas pela UBE-RN, SPVA-RN, Casa da Poesia e Literarte.
 
 
SERVIÇO
 
O quê?
Caravana de Escritores Potiguares (Temporada 2020/21)
Videopalestra com a poeta e escritora Paula Belmino
 
Onde? 
Youtube: caravanadeescritorespotiguares ou https://www.youtube.com/channel/UClniHqRVdvjpinhpBwOohDQ
Facebook: @CaravanaDeEscritoresPotiguares
Instagram: @caravanadeescritoresrn
 
Quando?
A partir de segunda-feira, 22/02, às 19h00