Arte e Cultura
Câmara Municipal de Natal homenageia artistas com a Comenda Dorian Gray
08/05/2024 11h03
Foto: Reprodução
Na próxima quarta-feira (08), às 18h30, a Câmara Municipal de Natal realizará a entrega da Comenda Dorian Gray. A homenagem é alusiva ao Dia do Artista Plástico, celebrado na mesma data. Proposta pela vereadora Brisa Bracchi (PT), a iniciativa visa reconhecer e valorizar os artistas locais que contribuem para a cena cultural da capital potiguar.
Instituída pelo Decreto Legislativo 1390/2018, a Comenda Dorian Gray é concedida anualmente a artistas que se destacam na área da cultura em Natal. A entrega da honraria ocorre em alusão ao Dia do Artista Plástico, celebrado em 08 de maio, e contempla diversas categorias, como pintores, escritores, poetas, escultores e outros profissionais atuantes na cultura.
De acordo com a vereadora Brisa Bracchi, a homenagem é uma forma de enfrentar a falta de incentivo aos artistas locais e de fortalecer a cultura na cidade. “Nessa sessão solene, além da entrega da comenda para diversos artistas, vamos conceder também o título de Cidadã Natalense à ilustradora Ana Luiza, conhecida como Ilustralu. Através de seus quadrinhos, Ana Luiza vem contando histórias sobre personagens potiguares e suas vivências no nosso estado”, explicou a vereadora em entrevista ao Portal Saiba Mais.
Ainda segundo Brisa, eventos como esse são essenciais para destacar a diversidade e a riqueza da produção cultural local, além de chamar a atenção para a necessidade de políticas públicas que valorizem e incentivem os artistas da cidade.
Verônica Lima, professora universitária e Coordenadora do Grupo Universitário de Aquarela e Pastel – GUAP, será uma das artistas agraciadas com a honraria. "Me sinto feliz e principalmente grata ao trabalho de Brisa Bacchi, por enaltecer a importância das artes e cultura do nosso estado. Eu apesar de não ser norte-rio-grandense, fiz a minha vida aqui, e percebo, que no geral existe uma falta de apoio e de valorização dos artistas potiguares, que são muito talentosos e pouco valorizados pelo próprio povo potiguar - que tende a valorizar mais o que vem de fora. Mas creio que essa cultura está aos poucos mudando. A luta de todos os artistas, por um lugar ao sol, é grande, e Brisa tem contribuído nessa luta", destacou a artista.
Confira a lista de homenageados:
FLIP
Admirador das artes urbanas desde a infância, teve sua imersão ao universo do graffiti em 2007 aos 13 anos, quando descobriu o spray. Carrega em seus trabalhos regionalismo e essência das ruas. Atua também em outras áreas artísticas como tattoo, pintura em telas e design.
Clariá
Clariá é Artista Visual Potiguar. Atua na arte urbana, na ilustração e na realização de projetos socioculturais voltados para mulheres em situação de vulnerabilidade. Sua arte dialoga com o cotidiano e toda diversidade de cores, afetos e pluralidades.
Aldenor Prateiro
Pesquisador acadêmico do semiárido nordestino há cerca de 40 anos, tem a inspiração no sertão como inevitável. Hoje, tem como prática artística pesquisar, desvendar, denunciar e intervir em temas relacionados à escravidão/racismo e ao machismo a partir de perspectivas pós-coloniais e decoloniais.
Ilanna Thalma
Artista Visual, Cineasta, Designer Gráfico, Autônoma e Mãe. Seridoense residente em Natal. Sua obra que intersecciona audiovisual e artes visuais, Casa Velha I, é premiada em 5 Festivais de Cinema do Estado. Em suas Assemblagens e Instalações a Artista trabalha com diferentes matérias, construindo Relicários e Altares/Oratórios, numa missão apotropaica. Em seus Bordados, Ilanna trabalha sua sensibilidade em essência, trazendo referências escritas, poéticas e simbólicas.
Gabi Barbalho
Designer de formação, flui em muitas das linguagens das artes visuais, indo desde série fotográfica premiada no Salão das Artes Visuais da Cidade do Natal à ilustração da capa do disco If You Will, indicado ao Grammy 23, da lenda do jazz Flora Purim. Gabriela é autora e ilustradora de livros infantis que circulam em bibliotecas no território nacional e também é co-realizadora do POTY Mapping, primeiro festival de projeção mapeada do RN.
Gabi Mameri
Gabriela atua de maneira múltipla, permeando o design e as artes visuais. Suas produções e experimentações envolvem não só design de produto e gráfico, como ilustrações, videoarte e fotografia. Atualmente compõe o Rima Estúdio de Criação e o projeto td/nd.
Luana Tayze
Trabalha há 9 anos com fotografia cultural e documental. É formada em Comunicação Social pela UFRN. Em 2018 fez sua primeira exposição através do patrocínio do Sebrae, intitulada de "Caminhos de Várzea". Ganhou o Troféu Cultura de Destaque na Fotografia de 2019 em Natal/RN. integrou a equipe da banda BaianaSystem, fazendo as fotos oficiais de divulgação de dois projetos de seus projetos audiovisuais.
Iasmim Paiva
Também assina e atende como Carmim. É natalense, pessoa não-binária e lésbica. É realizadora audiovisual e artista visual, investigando a linguagem da fotografia, fotocolagem e do zine. Seus trabalhos permeiam gênero, lesbianidade e um realismo fantástico, quase sempre ambientado a magia e a vida no centro histórico de Natal.
João Natal
Arte-educador com formação em artes visuais, estudioso da cultura popular, interessado nos fazeres e saberes da tradição nordestina, trabalha como artista profissionalmente desde os anos 1980. A temática do alfenim, dos caranguejos, dos jogos e brinquedos infantis e a recorrência a objetos e elementos da cultura de tradição, são marcantes em sua trajetória artística, possibilitando a produção de séries desenvolvidas em técnicas que domina, tais como, o desenho, a gravura, a escultura que dialogam com a poética da arte contemporânea, através de objetos, instalações e intervenções por ele realizadas.
Júlia Donati
Planta Carne, pseudônimo de Julia Donati, vive e trabalha em Natal, é formada em Design Gráfico e pós graduada em Produção de Documentários. Sua arte costuma transitar por diferentes campos das artes visuais passando pela pintura, ilustração, animação e vídeo. Costuma pensar em suas criações como uma teia que conecta diferentes linguagens visuais.
Jota Clewton
Arquiteto e Urbanista. Professor do Departamento de Arquitetura; do Programa de Pós-graduação em Arquitetura de Urbanismo; do Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente, ambos da UFRN. É um dos coordenadores do grupo Urban Sketchers Natal. É autor de publicações sobre seus desenhos e já ilustrou diversas outras publicações. Por isso, se auto-intitula arquiteto-professor-desenhador.
Verônica Lima
Graduada em Arquitetura e Urbanismo e doutora em Desenho Urbano, professora do curso de Arquitetura da UFRN, Coordenadora do Grupo Universitário de Aquarela e Pastel – GUAP. Artista autodidata. Idealizou e coordenou a organização dos Encontros Internacionais de Aquarelistas de Natal e participa de diversas exposições no Brasil e no exterior.
Yasmim ferreira - exposição virada lgbt 2023
Assina como Amin. É artista visual e designer. Utiliza da pintura, tipografia e desenhos para se expressar, cria quadrinhos e pesquisa Fanzines. Cursa Design na UFRN. Expôs o Fanzine "Lésbicas - Pequenos retratos lésbicos" na 13º Bienal da UNE (2023).
Mariana Mariana - exposição virada lgbt 2023
Artista, arte-educadora e pesquisadora com formação na UFRN. Nascida em Maceió/AL, possui raízes no território potiguar. Atualmente se dedica ao trabalho em ateliê e faz parte do programa de pós-graduação em artes visuais na UFPE onde estuda processos criativos.
Luca Delmas
Artista visual atuando em Natal. Tem 29 anos e é estudante de Artes Visuais na UFRN. Faz parte do grupo de experimentação e estudo em arte contemporânea GINGA e é assistente de produção do Gambiarra Cineclube.
Fonte: Com informações de Saiba Mais