"O projeto de Jair Bolsonaro é o de destruição da Democracia", diz escritor

06/04/2021

Por: Redação PN

 

 

         Nesta terça-feira, no jornal Potiguar Notícias - Primeira Edição, o jornalista Cefas Carvalho entrevistou o professor e escritor Pablo Capistrano, que falou sobre o lançamento do seu novo projeto literário, a trilogia intitulada "Quando a História faz a Curva", que apresenta uma série de crônicas em formato jornalístico, as quais fazem referência a momentos históricos, como a ascensão do jazz, além da Revolução Francesa (1789) e Russa (1917).

         Segundo o escritor, a ideia de produzir a obra é antiga, quando ainda atuava como colunista no extinto jornal O Poti, em que escrevia a história da filosofia a partir do formato de crônicas jornalísticas. Sua motivação para a composição da trilogia nasceu, de acordo com seu relato, mediante as particularidades do gênero textual em questão, sobretudo no que tange à sua aura de brasilidade.

        Em relação à conjuntura política em âmbito nacional, o professor ressalta: " vivemos, ao que parece, uma confluência de crises, seja no que concerne à economia, a saúde ou a política. Na verdade, em se tratando da análise do quadro político, eu não me lembro de uma situação tão complicada. Ademais, se entendermos, por meio de uma perspectiva historiográfica, que alguns períodos são cruciais, certamente estamos diante de um".

         No que se refere à política educacional adotada pelo governo federal, Pablo Capistrano salienta: "o projeto de Jair Bolsonaro é o de destruição dos princípios democráticos estabelecidos na Constituição de 1988. Nesse sentido, é possível aferir uma desconstrução política nas mais diversas instâncias, como na saúde e educação, além de uma falta de direcionamento das pautas instintucionais", finaliza.

 

Para assistir à entrevista, acesse o link: https://youtu.be/b_Fu7xWt6Lk