"O papel da coordenação é criar o diálogo entre os municípios", diz Jan Varela

25/05/2021

Por: Redação PN

 

 

            Nesta terça-feira, no jornal Potiguar Notícias - Primeira Edição, o jornalista Cefas Carvalho entrevistou o advogado Jan Varela, Coordenador da Região Metropolitana de Natal, função ligada à SEPLAN (Secretaria de Planejamento), que falou sobre o papel da coordenação da região metropolitana, além dos problemas que são inerentes e comuns aos municípios.

          Segundo o advogado, o governo estadual está atuando no que tange às políticas públicas para a região metropolitana por meio do diálogo cotidiano com os 15 prefeitos das cidades que compõem a região, além dos secretários de planejamento dos respectivos municípios. Para ele, a coordenação estabelece um papel de intermediação dos interesses dessas cidades, a fim de encontrar soluções para os problemas comuns.

          Em relação aos conflitos suscitados entre os munícipios conurbados, o coordenador ressalta: "eles são notórios, sem dúvida. No caso da mobilidade, por exemplo, há um conflito envolvendo o transporte público, o qual exige uma conversa contínua entre o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), as empresas e as Secretarias Municipais de Trânsito no sentido de promover soluções plausíveis para a população. Ademais, há o planejamento em longo prazo que todos os municípios precisam fazer, os PPAs, que estabelecem as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal durante um período de quatro anos, as quais também são preocupações da nossa coordenação".

          No que se refere à questão dos transportes entre as cidades da região metropolitana, Jan Varela orienta: "os problemas de mobilidade das pessoas entre os municípios conurbados são notórios. No entanto, há alguns entraves na legislação que atrapalham a resolução desses conflitos. Nesse sentido, é preciso reconhecer que o transporte público é de responsabilidade do município; por outro lado, nós, como representantes do governo do estado, assumimos as demandas do transporte intermunicipal, que, muitas vezes, por determinação de uma lei federal, existe a limitação dos cidadãos transitarem nos ônibus por vias municipais".

 

Para assistir à entrevista, acesse o link: https://youtu.be/6okT5MmXcSI