De acordo com pesquisa, Fátima perde em Natal

18/10/2021

Por: Otávio Albuquerque
Foto: portal.uern.br

 

Em pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data sobre a disputa pelo governo do Rio Grande do Norte em 2022, a governadora Fátima Bezerra vence em todas as regiões do estado que foram contempladas na apuração, mas perde entre os eleitores da capital potiguar. Os dados, encomendados pela rádio 96 FM e pela Band Natal. foram levantados entre os dias 13 e 14 de setembro do mês passado, com 1200 cidadãos ouvidos.


Conforme os números, que simularam alguns cenários para as eleições do próximo ano, a atual chefe do executivo estadual aparece apenas na terceira colocação em Natal. O líder nas intenções de voto, levando em consideração apenas a capital, é o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) com 27%, sendo seguido de Álvaro Dias com 25%; Fátima vem na sequência com 23% da preferência popular.


Apesar da derrota circunstancial na pesquisa em Natal, que corresponde a 25% do universo explorado pelas estatísticas, Fátima Bezerra lidera com folga nas outras regiões do RN. 32% das pessoas ouvidas do Agreste reelegeriam Fátima, enquanto 18% votaria em Carlos Eduardo e 13% em Álvaro Dias. Na região central, por sua vez, ela tem 34% dos votos, o dobro de Carlos Eduardo (17%) e mantém razoável distância em relação ao atual prefeito Álvaro Dias (10%). 


No Leste do RN, todavia, a diferença é menor que nas outras regiões. Fátima possui 28% dos votos, Carlos Eduardo 21% e Álvaro Dias 12%. Os entrevistados do Oeste do RN representam 26% dos entrevistados. De acordo com o Real Time Big Data, a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.