Jornal Potiguar Notícias debate a respeito da assistência para a advocacia e ensino jurídico

29/10/2021

Por: Redação PN
Foto: PNTV
 
O Jornal Potiguar Notícias, comandado, nesta sexta-feira (29), pelo Advogado Luiz Gomes, recebeu o Advogado, especialista em Direito Civil e Processo Civil pela UFRN, presidente da CAARN, ex-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/RN e membro do TJD, Ricardo Lucena; e o Advogado, Conselheiro Seccional, professor, Diretor-Geral da ESA/RN e mestre em Direito Constitucional pela UFRN, Daniel Dantas. Na ocasião, foi debatido a respeito da assistência para a advocacia com aperfeiçoamento e modernização da cultura jurídica. 
 
A Caixa de Assistência dos Advogados no Rio Grande do Norte (CAARN) é o braço existencial da OAB/RN e presta relevantes serviços à Advocacia Potiguar. Neste período de pandemia, a caixa atuou trazendo benefícios para toda a classe, como auxílio alimentação, auxílio Covid-19, auxílio funeral para as famílias de advogados, entre outros apoios. “Nós prestamos apoio na parte de escritório, criamos o escritório modelo para os advogados e advogadas que não tinham mais escritório; criamos o espaço empreender, local que os advogados têm acesso a coworking; salas de audiência com toda uma estrutura para trabalhar”, frisou o presidente da caixa. 
 
Além dos serviços citados, a CAARN disponibiliza uma clínica da advocacia para atender as necessidades da advocacia. De acordo com o apresentador e Advogado, Luiz Gomes, o serviço odontológico da caixa o atendeu prontamente quando necessário para uma emergência. “Certo dia eu quebrei um dente e precisei de uma emergência. Fui à Caixa de Assistência e na mesma hora fui atendido gratuitamente. Fiquei muito feliz”, citou o Advogado Luiz Gomes.
 
Segundo Ricardo Lucena, na clínica da advocacia é disponibilizado atendimento odontológico, atendimento psicológico, atendimento nutricional, fisioterapia e muito mais. Implantamos os atendimentos também telepresenciais. 
 
Dentro da OAB/RN também existe a Escola Superior da Advocacia (ESA/RN), o braço do aperfeiçoamento, da qualificação, e de manter o advogado sintonizado com as normas atuais do Direito. De acordo com o Diretor-Geral, a escola tem 3 linhas de atuação. “Você primeiro precisa saber onde se encaixa.  A faculdade é muito generalista, então eu saio da faculdade e fico um pouco perdido. Após os estágios obrigatórios a pessoa vai caminhando um pouco para o local que se encaixa” destacou o Advogado Daniel Dantas.
 
A Escola atua auxiliando os jovens advogados oferecendo descontos, nas instituições, para a realização da pós-graduação. Hoje a ESA/RN tem uma especialização, gratuita, disponibilizada para a advocacia. “Nós batalhamos e conseguimos 150 vagas. Você acaba de sair da faculdade e se inscreve no processo seletivo. Inicialmente escolhemos a pós na área cível. Basta se inscrever e realizar a prova, mediante a aprovação, a pessoa ganha todo o curso gratuito com certificação e toda validação necessária.
 
“Tenho feito no meu Instagram algumas conversas com novos advogados, percebo a grande dificuldade que é se inserir no mercado pela ausência de prática. A ESA/RN está preocupada com essa situação? Traz para perto a nova advocacia?”, perguntou o Luiz Gomes. “Fizemos uma parceria muito forte com a Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante da OAB/RN para orientar e caminhar juntos dos novos advogados no início da carreira”, respondeu o Diretor da ESA/RN.