Natália Bonavides solicita ao Ministério da Agricultura aumento de subsídio para pequenos criadores

12/11/2021


 

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) solicitou ao Ministério da Agricultura, por meio de requerimento protocolado na Câmara Federal, que a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) amplie os subsídios do Programa de Vendas em Balcão.

O pedido objetiva facilitar o acesso de criadores rurais de pequeno porte e de micro agroindústrias aos estoques de produtos agrícolas, sob gestão da Conab, através de vendas diretas que facilitem a compra.

“O papel da CONAB deve ser ampliado a fim de oferecer uma maior variedade de alimentos para nutrição dos rebanhos, o que ocasiona uma maior eficiência produtiva. Diante da seca e da omissão de Bolsonaro, os trabalhadores do campo precisam de apoio para seguirem trabalhando. Estamos fortalecendo essa luta e pretendemos ampliar o diálogo para garantir a esses trabalhadores mais direitos”, pontuou Bonavides.

A bacia leiteira do Rio Grande do Norte é caracterizada pela grande quantidade de pequenos produtores dispersos no território e pela baixa capacidade de produzir alimentação animal. Este último aspecto atinge principalmente os pequenos produtores e se dá devido a variados fatores, como, por exemplo, a falta de acesso à tecnologia para produção de forragem, escassez de financiamento, capital de giro insuficiente e condições climáticas.

Recentemente, o Governo do RN lançou o Plano de Mitigação dos Efeitos da Estiagem no Rio Grande do Norte. O programa, elaborado pelo Comitê Estadual de Convivência com o Semiárido, vai investir R$ 22,5 milhões nos próximos três meses para aquisição de ração para os rebanhos, para pagamento do seguro agrícola Garantia Safra, entre outros benefícios para a área.

A solicitação da parlamentar foi construída junto com o mandato do deputado estadual Francisco do PT (PT/RN), que também solicitou à CONAB o fortalecimento dessas políticas de apoio aos pequenos criadores do RN.