Campanha "Mobiliza Já: sem FPM, não dá!": municípios do RN paralisam atividade nesta quarta-feira (30/08)

28/08/2023 11h20


Campanha

Foto: Divulgação

 

Os líderes municipais no Rio Grande do Norte planejam organizar uma demonstração em oposição à crise municipal no dia 30/08 (quarta-feira próxima), com a campanha "Mobiliza Já: Sem FPM, não dá!”. Os gestores irão se mobilizar para apresentar suas demandas aos legisladores do Estado, na Assembleia Legislativa e à Bancada Federal do Estado.

A decisão foi tomada em uma reunião remota do Conselho Deliberativo, ontem (23/08) pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Estiveram presentes, além do Presidente da Femurn, membros da diretoria da Federação e líderes das cinco associações microrregionais.

As reivindicações são comuns entre os Estados do Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, entre outros, que são:

• PEC nº 25/2022

Altera o art. 159 da CF para aumentar 1,5% o FPM - passando de 22,5% para 24%;

• PL nº 2.384/2023

Dispõe sobre a conformidade tributária no âmbito da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil no Ministério da Fazenda Nacional;

• PLP nº 98/2023

Exclui da LRF o raciocínio do conjunto da despesa com pessoal das empresas prestadoras de serviços terceirizados;

• PEC nº 45/2019

Reforma Tributária Nacional com atenção atual para no Senado onde conquistarmos:

a) Imunidade Tributária Plena (Isenção de: ICMS, IR, IPI, PIS/PASEP e COFINS);

b) Equilíbrio Tributário.

• PL nº 334/2023

Estabelece a redução de alíquota para 8% das contribuições sociais a serem pagas ao RGPS pelos Municípios com menos de 142.633 habitantes.

O contexto financeiro das prefeituras é alarmante. Segundo a CNM (Confederação Nacional de Municípios), pelo menos 65% dos municípios norte-rio-grandenses tiveram déficit entre receitas e despesas no primeiro semestre do ano. Os repasses para as prefeituras em julho deste ano, provenientes principalmente do FPM, que constituem a principal fonte de recursos para mais de 90% das prefeituras, diminuíram 34% em relação ao mesmo período de 2022. O repasse inicial de agosto teve uma queda adicional de mais de 23% em comparação com o ano anterior. Em descompasso com a alta dos preços de insumos da saúde básica e média complexidade, pisos salariais, merenda escolar, combustíveis e entre outros insumos indispensáveis ao dia a dia do funcionamento dos municípios.

O Presidente da Femurn e Prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, ressaltou a urgência de enfrentar a crise municipal. Ele afirmou: "Essa luta não diz respeito apenas a nós prefeitos. É uma luta de todos os potiguares, pois as pessoas vivem nas cidades. Para garantir um atendimento adequado em todas as áreas, é crucial que as autoridades municipais tenham segurança financeira. Os prefeitos do RN estão unidos nesse propósito”.

A ação acontecerá no dia 30 de agosto, quarta-feira, às 9h, na Assembleia Legislativa do RN e contará com a presença de pelo menos de 140 prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Norte.

 

Fonte: Femurn