Governo Federal lança ‘Projeto Sertão Vivo’; No Rio Grande do Norte 38 mil famílias devem ser beneficiadas

25/10/2023 08h45


Governo Federal lança ‘Projeto Sertão Vivo’; No Rio Grande do Norte 38 mil famílias devem ser beneficiadas

Foto: Divulgação/Governo Federal

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou, nesta terça-feira (24), em solenidade no Palácio do Planalto em Brasília, o "Projeto Sertão Vivo, Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste. O Projeto é iniciativa do Governo Federal com financiamento do BNDES em parceria com o Fundo Internacional das Nações Unidas para a Agricultura (FIDA).

A governadora Fátima Bezerra participou do lançamento e destacou que a iniciativa faz justiça aos estados nordestinos e o Rio Grande Norte será beneficiado com o atendimento a 38 mil famílias e investimento de R$ 151 milhões. "O projeto traz segurança hídrica, apoio à produção de alimentos saudáveis e sustentáveis gerando desenvolvimento social e econômico, o que refletirá na melhora efetiva da qualidade de vida da nossa população", enfatizou Fátima Bezerra.

O Projeto Sertão Vivo vai financiar projetos voltados para garantir o acesso à água, segurança alimentar e demais necessidades básicas da população do semiárido nordestino inicialmente nos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Pernambuco. O investimento é de R$ 1,75 bilhão para atender ao todo 430 mil famílias. No RN serão atendidas 38 mil famílias de produtores familiares, assentados da reforma agrária e de comunidades tradicionais como indígenas e quilombolas.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante disse que o Sertão Vivo "não é só um projeto social. Mais que isso, é um campo de pesquisa para o país diante do enfrentamento à crise climática e a necessidade urgente de reverter o aquecimento global. É um projeto estratégico para o Brasil dar um salto histórico de qualidade", avaliou.

Presidente do Consórcio Nordeste e governador do estado da Paraíba, João Azevedo destacou a importância do projeto para promover o desenvolvimento e a qualidade de vida beneficiando a população do semiárido.

Confira as principais ações contempladas

- Acesso à água;

- Aumento da produtividade e a segurança alimentar das famílias beneficiadas;

- Ampliar a resiliência dos sistemas de produção agrícola;

- Restaurar ecossistemas degradados; e

- Promover a redução das emissões de gases do efeito estufa.

 

Fonte: Governo do RN