29/11/2023 08h21
Chegou a tão esperada hora de provarmos - num só lugar - as delícias potiguares de todos os territórios do Rio Grande do Norte. Começa nesta quarta-feira, 29, e segue até o próximo sábado, 02, a 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada pelo Governo do RN, por meio da por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf). A abertura ocorrerá a partir das 10h, na Escola de Governo, com a presença da governadora Fátima Bezerra, no Centro Administrativo do Estado, em Natal (RN).
A Feira e os estandes funcionarão das 10h às 22h. A entrada é gratuita. São 58 empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária, vila gastronômica e estandes institucionais, distribuídos em mais de 2.500 metros quadrados, na sede do governo estadual. A expectativa de público é de aproximadamente 12 mil pessoas.
O evento conta com investimento via projeto Governo Cidadão, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A programação cultural da Feira Potiguar é coordenada pela Fundação José Augusto, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, com o nome “Festival do MST: por terra, arte e pão!” Haverá shows de Odair José, Cátia de França, Santanna, o Cantador, Nação Zumbi, Karina Nuhr e Academia da Berlinda, dentre outras atrações.
Durante a Feira, no Centro Administrativo e no Mercado da Agricultura Familiar, serão realizadas cerca de 30 atividades de formação, palestras, oficinas e cursos sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; agroecologia; assistência técnica e extensão rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados e cooperativismo solidário; e protagonismo feminino.
A Fepafes é realizada em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-RN), com apoio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), da Agência de Fomento do RN (AGN), da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (Sethas) e do Sistema Ocern (Organização das Cooperativas do RN). O evento conta ainda com apoio institucional do Governo Federal, por meio do Banco do Nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Fonte: Ascom/SEDRAF