23/07/2024 10h38
O mercado de franquias está em franco crescimento pelo Brasil. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram que o segmento teve desempenho 19,1% maior no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Com planos de avançar no Nordeste, a Calçados Bibi, maior rede de calçados infantis do Brasil, com mais de 130 lojas em território nacional, enxerga potencial de consumo e crescimento em locais como a Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco. Assim, o objetivo da marca é ampliar a presença nestes estados, principalmente nas capitais e regiões metropolitanas, até o fim de 2024. Segundo a ABF, o segmento de moda nordestino cresceu 5,3%, alcançando um faturamento de mais de R$ 963 milhões.
Com forte presença na Bahia, a Bibi iniciou sua atuação no estado com a implantação da fábrica em Cruz das Almas, no Recôncavo Sul, há 27 anos. Ao entrar para o varejo, a marca que é referência no setor pelo desenvolvimento de calçados fisiológicos, priorizando o desenvolvimento saudável dos pés de crianças de 0 a 9 anos, iniciou a expansão para todo o Brasil. Em solo baiano, a empresa conta com cinco operações localizadas em shopping centers de Salvador, Itabuna, Feira de Santana e Vitória da Conquista. O objetivo é ampliar a presença na capital, levando o portfólio completo e experiência de loja para outras regiões da cidade.
Em Alagoas, a marca está presente na capital e na cidade de Arapiraca, no agreste alagoano. Com a primeira operação aberta em 2010, o estado conta com quatro unidades e oferece oportunidade para o crescimento do mercado calçadista infantil em Maceió. Já no Rio Grande do Norte, a empresa possui atuação em Natal, onde busca expandir nos principais shopping centers da capital. Em solo pernambucano, os moradores locais podem encontrar os produtos da Bibi nas lojas exclusivas localizadas nos municípios de Recife, Caruaru e Petrolina. A intenção da rede é levar o portfólio completo de produtos para a cidade de Olinda, na região metropolitana recifense.
"O Nordeste possui um espaço muito vasto para o setor de franquias, principalmente para o mercado infantil, que está em franca expansão pelo País. O formato de negócio da Bibi se diferencia pela experiência proporcionada ao cliente, já que é uma loja instagramável, que conta com o Rollerzão, ícone da marca, um espaço para diversão dos pequenos consumidores e diferentes serviços digitais, proporcionando comodidade e praticidade. Nosso objetivo é levar para os consumidores locais conveniência e uma jornada de compra diferenciada, baseada em produtos de qualidade, criados para contribuir com o desenvolvimento saudável das crianças", comenta Andrea Kohlrausch, presidente da empresa.
Para quem deseja se tornar um franqueado da rede, o investimento inicial é a partir de R$ 400 mil, que inclui taxa de franquia, mobiliário, iluminação, obra civil, sistema, equipamentos e estoque inicial, com lucro médio mensal que varia de 12% a 15%, e prazo de retorno de 36 meses.