Rio Grande do Norte

MDB lidera com mais prefeitos eleitos no RN; PSDB enfrenta queda significativa

07/10/2024 14h24

MDB lidera com mais prefeitos eleitos no RN; PSDB enfrenta queda significativa

Foto: Reprodução / MDB
 
As eleições municipais de 2024 no Rio Grande do Norte resultaram na consolidação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) como o partido com o maior número de prefeitos eleitos. Com 45 prefeituras conquistadas, o partido registrou um crescimento de 15,3% em relação a 2020, quando havia eleito 39 prefeitos.
 
O União Brasil, formado pela fusão do DEM e PSL, também se destacou ao garantir 27 prefeituras, incluindo Mossoró, e pode ampliar essa cifra no segundo turno em Natal, onde Paulinho Freire está na disputa. Isso representa um aumento de 58,8% em comparação com o desempenho do DEM nas eleições passadas.
 
Por outro lado, o PSDB enfrentou uma queda acentuada, conseguindo apenas 15 prefeitos, uma diminuição considerável em relação às 31 prefeituras conquistadas em 2020. O Podemos, que não havia conseguido eleger prefeitos anteriormente, agora conta com seis chefes do Executivo.
 
O Partido dos Trabalhadores, apesar do apoio do Governo Estadual e Federal, conseguiu um crescimento modesto, passando de três para sete prefeituras. No entanto, o partido ainda demonstra fragilidade em relação ao seu papel no cenário político atual do estado. Há a expectativa de um crescimento adicional, caso Natália Bonavides consiga a vitória no segundo turno em Natal.
 
O PP, por sua vez, aumentou sua representatividade de 13 para 20 prefeituras, enquanto o Republicanos viu uma queda de 11 para apenas quatro prefeitos eleitos. O Solidariedade, que contava com duas prefeituras, agora tem apenas uma, com a professora Nilda assumindo a gestão de Parnamirim, a terceira maior cidade do estado.