Saúde

Sesap implanta novo sistema de gestão hospitalar no Walfredo Gurgel

05/11/2024 14h17

Sesap implanta novo sistema de gestão hospitalar no Walfredo Gurgel

Foto: Divulgação / SESAP
 
Com mais de 100 mil atendimentos já registrados, o sistema Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) deu seu maior passo neste início de novembro. Desde as primeiras horas dessa segunda-feira (4), o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel passou a ser o sexto hospital da rede estadual de saúde pública a utilizar o PEP como sistema de gestão hospitalar.
 
Desenvolvido em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), o sistema eleva a gestão hospitalar do estado a um novo patamar, integrando os setores dos hospital e própria rede de unidades Sesap como um todo, apresentando dados com transparência e dando segurança aos pacientes. “O PEP, para além de um prontuário, é um grande sistema de gestão hospitalar. Todos os setores têm acesso à ferramenta, dando mais agilidade a todos os processos de trabalho”, ressaltou a secretária-adjunta da Sesap, Leidiane Queiroz, durante visita para monitorar a instalação do sistema.
 
A instalação do novo sistema é planejada há muitos meses, passando desde a instalação de novos equipamentos de TI até o treinamento de centenas de profissionais que atuam na assistência direta no Walfredo Gurgel. “Em muito pouco tempo teremos um avanço significativo na qualificação do trabalho e na melhoria da assistência aos pacientes. Esse é só um dos grandes investimentos que estamos fazendo no hospital”, pontuou Geraldo Neto, diretor-geral do hospital.
 
O PEP, nesta terça-feira (5), conta com o registro de mais de 53 mil prontuários, com 772 leitos inseridos no sistema e 4255 profissionais cadastrados para operá-lo. Estes profissionais estão espalhados, além do Walfredo Gurgel, pelos hospitais Deoclécio Marques de Lucena – pioneiro na rede, com o sistema em funcionamento desde abril de 2023 -, da Mulher Parteira Maria Correia, Giselda Trigueiro, Geral João Machado e Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia.