Comércio
Mercado de Camarão em Alta: Produtores investem em nutrição eficiente para aumentar produtividade
26/11/2024 11h54
Foto: Divulgação
O mercado de camarão no Brasil está aquecido, com projeções de crescimento entre 10% e 16% para 2024, conforme dados da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC). A produção deve alcançar entre 200 mil e 210 mil toneladas, frente às 180 mil toneladas registradas em 2023.
“Os preços pagos na fazenda estão em alta, a atividade vem recebendo investimentos, principalmente de novos criadores pequenos no interior do Ceará, líder do ranking nacional. Com o aumento do consumo de camarão no verão, a tendência é continuar esse cenário favorável”, avalia o zootecnista Gustavo Pizzato, gerente de produtos Aqua da Guabi Nutrição e Saúde Animal.
Com o aumento da demanda, os criadores estão priorizando soluções nutricionais avançadas para melhorar a rentabilidade e a sustentabilidade. A nutrição extrusada é uma tendência que vem se consolidando no setor, oferecendo vantagens como maior digestibilidade dos nutrientes e melhor qualidade de água, resultando em taxas de conversão alimentar mais baixas e menor impacto ambiental.
Tecnologias inovadoras otimizam a produção
As rações extrusadas se destacam por serem preparadas em temperaturas entre 120 e 180 °C, o que aumenta a disponibilidade e digestibilidade dos nutrientes. Estudos comprovam que esse processo proporciona melhor desempenho na alimentação dos camarões, reduzindo competições pelo alimento e garantindo maior uniformidade no crescimento.
A Guabi Nutrição e Saúde Animal é pioneira na produção de rações extrusadas no Brasil, disponibilizando linhas específicas para diferentes sistemas de cultivo, como a GuabiTech para superintensivos e a linha Poti para sistemas semi-intensivos e intensivos. Outras inovações incluem o uso da Tecnologia de Reposição Total (TRT) e pesquisas em Nutrigenômica, que otimizam a saúde dos camarões com microminerais orgânicos e ingredientes funcionais.
Segundo o gerente da linha Aqua, outros diferenciais das linhas de alimentos para camarões da Guabi são a Tecnologia de Reposição Total (TRT) e os produtos desenvolvidos através de estudos em Nutrigenômica Animal, identificados pelo Selo Gen (Genômica Nutricional). “O TRT significa que todos os produtos contêm 100% de microminerais orgânicos, o que garante aproveitamento máximo dos nutrientes, saúde, bem-estar e desempenho com o menor impacto ambiental. Por sua vez, o Selo Gen identifica produtos formulados a partir de avançados estudos da nutrigenômica animal, como soluções com prebióticos, probióticos, complexo enzimático, DHA, ácidos orgânicos, adsorvente de micotoxinas e antioxidantes”, detalha Pizzato.