Internacional

Botafogo perde de 3x0 para o Pachuca e está eliminado do Copa Intercontinental 2024

11/12/2024 19h16

Botafogo perde de 3x0 para o Pachuca e está eliminado do Copa Intercontinental 2024

Foto: Vítor Silva/Botafogo
 
O Botafogo deu adeus à Copa Intercontinental 2024 de forma amarga, ao ser derrotado por 3 a 0 pelo Pachuca nas quartas de final. Com o resultado o clube carioca tornou-se vítima da maior derrota de um clube brasileiro para um time não europeu no torneio. Os gols da partida foram marcados por Idrissi, Deossa e Rondón, confirmando o domínio da equipe mexicana e frustrando as expectativas dos torcedores alvinegros.
 
Essa eliminação marca um capítulo negativo na trajetória dos clubes brasileiros no Mundial. Até então, as maiores derrotas de brasileiros para equipes não europeias eram do Internacional, que perdeu por 2 a 0 para o Mazembe em 2010, e do Atlético Mineiro, que caiu para o Raja Casablanca por 3 a 1 em 2013. Além disso, outros clubes também já ficaram pelo caminho antes da decisão, como o Palmeiras, derrotado por 1 a 0 pelo Tigres em 2022, e o Flamengo, que perdeu por 3 a 2 para o Al Hilal em 2023.
 
No entanto, o Botafogo distribuiu uma marca inédita e ainda mais incômoda: tornou-se o primeiro clube brasileiro campeão da Libertadores a não chegar sequer à semifinal do torneio. Essa situação ocorreu no primeiro ano em que os times sul-americanos passaram a entrar na disputa a partir das quartas de final, devido à nova formatação do campeonato.
 
A eliminação do Glorioso encerra um ano que teve seus altos e baixos para o clube carioca. Apesar da conquista da Libertadores, o tempo não conseguiu manter o mesmo nível de desempenho no Mundial, o que gerou críticas sobre o planejamento e a preparação para o torneio.
 
Com a derrota, o elenco do Botafogo retorna ao Brasil e inicia as férias a partir desta terça-feira, 12 de dezembro. A equipe terá um período de descanso antes de iniciar os trabalhos para a temporada 2025, com o Campeonato Carioca como primeiro desafio do calendário.
 
 

Fonte: Com informações de GE