Internacional
Governo do RN participa de reunião da Câmara Espanhola de Comércio
10/02/2025 10h59
Foto: divulgação Sedec
O Governo do Rio Grande do Norte participou da reunião da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil, realizada em Natal. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, representou a governadora Fátima Bezerra no evento.
Durante o encontro, Torquato expressou confiança no potencial da aproximação entre o Rio Grande do Norte e a Espanha. Ele destacou que o estado se desenvolve em setores de interesse para empreendedores europeus e apontou oportunidades para ampliar as exportações potiguares para o mercado espanhol.
Sílvio Torquato também ressaltou os avanços do RN sob a atual administração, ao mencionar programas voltados para o desenvolvimento sustentável, fortalecimento da infraestrutura, qualificação profissional e inclusão social.
“A reunião desta Câmara no Rio Grande do Norte é oportuna, especialmente neste momento. Ao longo dos últimos anos, temos trabalhado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (SEDEC) para firmar parcerias importantes no caminho do crescimento sustentável,” disse o secretário, durante o encontro, na sexta-feira (7).
“Há um diálogo por intermédio de Câmaras Setoriais, visando aproximar as iniciativas pública e privada, com a participação de representantes de universidades, empresários, instituições financeiras e órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado,” citou.
Ele informou que, atualmente, há Câmaras Setoriais da Indústria, Comércio e Serviços, Pesca e Aquicultura, Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia, e Microempresas. “Isso tem assegurado um diálogo permanente com os representantes dos setores produtivos,” garantiu.
Sílvio Torquato apontou que a movimentação do comércio exterior do Rio Grande do Norte aumentou 21% em 2024 em relação ao ano anterior. “Isso na soma das importações e exportações. É uma demonstração clara da pujança e do potencial do nosso estado para se inserir cada vez mais nas dinâmicas globais de mercado,” argumentou.
“Os indicadores mostram também o crescimento da economia do Rio Grande do Norte acima das médias nacional e regional em 2024. Há uma publicação do Banco do Brasil que projeta um aumento de 6,1% para o PIB do nosso Estado. E o destaque setorial é o desempenho da indústria, que deve ter um crescimento recorde de 16,1% no RN,” informou.
“Estamos certos de que teremos um 2025 de desenvolvimento com sustentabilidade. Esse desenvolvimento amplia nossas possibilidades de parcerias com a Espanha e com os empreendedores espanhóis,” concluiu o secretário.