Segurança

"Segurança Pública”: Livro de Benedito Mariano será lançado nesta quinta-feira (10), na UFRN

09/04/2025 14h11

Foto: Divulgação
 
A segurança pública é um dos temas mais desafiadores da democracia brasileira. Nesse sentido, se mantêm em evidências perguntas como: Por que, mesmo após a redemocratização, o país ainda mantém estruturas repressivas herdadas do passado? Por que a esquerda e o campo democrático enfrentam tantas dificuldades para formular uma nova política de segurança baseada nos direitos humanos?
 
Buscando "lançar uma luz" sobre essa temática, o  livro “Segurança Pública: o calcanhar de Aquiles da Esquerda e do Campo Democrático”, do professor Benedito Mariano será lançado nesta quinta-feira (10), às 18h, no auditório da Biblioteca Zila Mamede, no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  
 
Com uma trajetória marcada pela atuação na gestão pública e na defesa dos direitos humanos, Benedito Mariano reúne no livro uma série de artigos que analisam os desafios da segurança pública no Brasil. Tomando como base a sua como Ouvidor da Polícia Militar de São Paulo e Secretário de Segurança em diferentes municípios, o autor debate os impasses e os caminhos para construir uma política de segurança cidadã e democrática. 
 
Segundo Mariano, o Estado brasileiro ainda carrega consigo estruturas dos períodos Imperial e ditatorial, baseadas na repressão e no preconceito histórico contra pobres e negros. O prefácio da obra é assinado pelo ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.  
 
Para Oswaldo Negrão, presidente do ADURN-Sindicato, "O lançamento será uma oportunidade para discutir novas perspectivas sobre segurança pública em um contexto democrático". Defensor da ideia de uma segurança pública pensada e moldada de acordo com os princípios inegociáveis dos Direitos Humanos, o Potiguar Notícias se une ao ADURN-Sindicato em apoio a divulgação do lançamento da obra.
 
Serviço:
 
O quê? Lançamento do livro  “Segurança Pública"
Onde? Biblioteca Zila Mamede
Quando? Dia 10 de abril
Horário: A partir das 18h