Semarh promove oficinas sobre o Panorama de Resíduos Sólidos no RN

11/09/2014


A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) continua promovendo oficinas sobre a elaboração do Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos do Estado. Nesta quinta-feira (11) o evento acontecerá de 8 às 13 horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do RN (IFRN), do município de Ipanguaçu.  
 
O objetivo dessas oficinas é validar o panorama de Resíduos Sólidos no Estado e apresentar o diagnóstico da gestão. “Vamos apresentar a caracterização socioeconômica e ambiental das atividades geradoras de resíduos bem como a identificação das áreas degradadas” ressaltou Sérgio Pinheiro, assessor técnico da Semarh.
 
O público-alvo das oficinas são os técnicos da área ambiental, gestores públicos dos municípios envolvidos, setor patronal e a sociedade civil organizada. Durante o evento, também será discutida a legislação específica que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O evento de Ipanguaçu vai reunir os representantes dos 25 municípios que compõe a Região do Vale do Assu, de acordo com a regionalização feita pelo Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PEGIRS), lançado em junho de 2012 pelo Governo do Estado.
 
Na próxima sexta-feira (19), a oficina acontecerá, de 8 às 15 horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do RN (IFRN) da cidade de Caicó e discutirá a formulação do Plano com  técnicos de 25 municípios da região da região Seridó.
 
De acordo com Sérgio Pinheiro, assessor técnico da Semarh, O Plano Estadual de Resíduos Sólidos contratado, pela Semarh, está sendo executado pela empresa Brencorp. “A Semarh está convocando os municípios a participarem da formulação desse plano, através destas oficinas. O Plano irá revisar a situação dos resíduos sólidos e visa propor orientações detalhadas sobre a sua gestão integrada, em todo Estado, bem como a proposição da minuta da política estadual do setor” Frisou Sérgio.
 

Fonte: Assessoria SEMARH