Nicole Tinôco

05/01/2023 07h43

 

Deixe me ir, preciso me encontrar. Adeus, Cartola!

 

Oi. É, Cartola novamente, mas prometo que desta vez é uma despedida, a série de textos chegou ao fim. Ao que me consta, acabaram-se as musicas de Cartola as quais sou fã, será hein? Me ajuda aí meninas da banda natalense: “Rosas na Cartola” , (@rosasnacartola - Conheçam, elas fazem um som e um samba incrível!). Eu Nicole Tinôco, acredito que o repertório Nicole/Cartola chegou ao fim, ou que triste! Nosso caso é um caso sério. E ele é sério demais, “desafia aos búzios, mandalas e as cartas de Tarô”, viu Toquinho (vejam que sou intima dessa tal MPB).

Mas porque desafia os búzios? Ora, contem comigo: Cartola fez a passagem em 1980, ou seja, 6 anos antes do meu nascimento (1986), aos 72 anos. Agenor de Oliveira, carioca, nascido no Morro da Mangueira, em 11 de outubro de 1908, teria 114 anos se vivo fosse.  Como cargas d´gua somos tão amigos?

Primeiro, meus pais Letinho e Niete me deram o presente do conhecimento musical e me apresentaram sua obra, e depois tivemos nosso encontro de almas durante os longos 36 anos de minha existência. Mas não posso ser injusta. Deixe-me ir, como eu chamo a música “Preciso me encontrar”, foi um moço ali que me deu, ou melhor, dividiu comigo, mais uma vez, uma música que era sua, e hoje ouso dizer que é nossa. Precisamos nos encontrar!  Quem não precisa né canceriano?

“Deixe-me ir preciso andar.

Vou por aí a procurar. Sorrir pra não chorar

Esse trecho me lembra muito um poema de Chaplin eternizado na voz de Djavan, que diz assim:

“Sorri quando a dor te torturar

E a saudade atormentar

Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar

Quando nada mais restar

Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz

E sentires uma cruz

Nos teus ombros cansados doridos

*Sorri vai mentindo a sua dor

E ao notar que tu sorris

Todo mundo irá supor

Que és feliz

Essa cruz eu tô sentido exatamente agora, tô com problemas em todos os âmbitos da minha vida, financeiro, amoroso, profissional, amizade, amor, dor, cor, sabor...

Casa, carro, emprego, ex-marido, filho, amigo, pai, mãe, Espírito Santo.. Não, este nunca esteve tão bem! Eu tô sorrindo porque é disso que meu coração tá cheio. Cheio de amor de Deus, ainda que a vida esteja dura e sofrida, meu coração tá completinho do amor de Cristo.

Meu doce canceriano me perguntou:

-“ Tu tá orando?”

“-Mermo que uma beata bb.” O problema é que papai do céu num tá dando um spoiler da minha vida. Nem refúgio!  Mas vai dar bom, disse ele. Eu sei. Confirmei.

Aí conheci um virginiano, como diriam os gaúchos "um rico de um guri." Cantor, lindinho, lá na tapiocaria da Avó, na vila de Ponta Negra. Cantei Cartola e ele sorriu. Não de mim, comigo. Sentiu minha dor, leu texto meu, se emocionou com a música que dediquei ao meu filho Gabriel, me conheceu, de verdade. Fofo ele me perguntou sobre o que seria o “mentindo a dor”, que recitei para ele sobre o tal poema cantado por Djavan.

Se seria, no último parágrafo, mentir no sentido de “enganar” a si mesmo e as pessoas, terceiras, como se estivesse tudo bem.

Não amore meu, o mentir não é para as pessoas, fingindo estar bem. Eu não sou da era do “tá tudo bem”, (tem um texto meu com esse título aqui mesmo no Potiguar Notícias.) Quem me pergunta como eu estou, eu digo: “Uma m..”, “Marrom menos”, “Caminhando”,  ”Sobrevivendo”. Até pq né!? Quarentena, 4 anos de Jair, quem danado estava bem?

 Se eu responder só  tá "tudo bem", é porque  nem da pessoa eu gosto, ou dela não faço questão. Mas voltando ao B, sim baby querido, o mentir é a Dor, VAI ENGANANDO ELA, deixa quem quiser supor que tu és feliz ou não, não interessa aos outros, aqui é papo reto!

Você e a dor, engana ela, faz dela trouxa e quando menos esperares ela foi embora. Sorria, smile! Como diria "my Darling", Charles Chaplin.

Mas voltemos ao brasileiro, carioca, libriano Cartola. Xiii, Libra, tive tão triste por uma libriana que amei, amo, e me decepcionou. Mentiu, pra minha família, pro meu pai. Prefiro acreditar que se enganou. É , amigos, ex-amigas também são de carne, osso, mentiras e ou enganos. Amizades ou ex amores também são feitos de grandes decepções, erros...vida que segue. Sorrindo pra não chorar!

“Quero assistir ao sol, nascer. Ver as águas dos rios correr, ouvir os pássaros cantar. Eu quero nascer quero viver.”

Eu tenho/tive um namorado, capricorniano, que tinha muita raiva do sol nascendo. Ele, coitado, recém aprovado na Marinha do Brasil, o pai obrigava a acordar às 4h da manhã pra treinar como seria quando lá no orgão ingressasse. Para além deste treinamento “bizarro”, igualmente general, usava as mesmas técnicas, quando o coitado era criança para ir pra escola. Não surpresa, ele abandonou o concurso para virar Chefe de cozinha. Saudades meu bem, onde quer que você esteja!

Somos página em branco, fruto e reflexo da vida, das dores e dos nossos amores. Meu paizinho, que já foi chamado na minha escola de ensino fundamental e médio de general. Nunca seria!

 Meu pai é um anjo, anjo brabo, mas não anjo mau. NUNCA!  Anjo aquário, raiz, com ascendente... em Aquário (se sou braba com ascendente em câncer e lua em sagitário, imaginem ele), que é o que leigamente chamam de aquariano raiz, 1° decanato. Dizem que sem coração. Balela!

 Painho é sério, focado, compenetrado, tudo que não sou! Mas o coração dele é do tamanho de um país. Um país Brasil, continental. Coração gigante como todo bom aquariano.

 Ele eh tipo o Pai Lula sem a doçura de Lulinha, mas a doçura de um coração que parece gelado, mas não tem 1 mm que não seja de amor. Eu brinco que meu pai vai direto para o céu sem fazer qualquer escala. Só de me aguentar, meu Deus. Já é meu próprio Deus! Meu José, aqui na terra. Pai eu te amo. Desculpa por tudo e te desculpo por tudo e obrigada por ser o herói da minha vida. Por me acordar cedo na semana quando eu gostava de dormir (saudade desse tempo) mas me deixar dormir até quando queria no fim de semana, fechando cortina, botando voal, fazendo meus gostos, quarto azul “de menino” com estrelinhas no céu/teto, e ainda esconder o celular e cobrir meu “olhinho”. Até hoje... Tu é um lindo.

Eh por essas e outras que eu amo o sol nascer, ouvir os pássaros cantar, porque minha história de nascimento e vivência é de muito amor, embora não sem muita dor, mas com muito, muito amor!  Obrigada minha linda e louca  família Sousa Tinôco.

”Se alguém por mim perguntar diga que eu só vou voltar depois que me encontrar”

Chegando de Bsb, inebriada do amor, do mar Vermelho e de Lula e muita luta Mainha me indaga:

“- Mulher porque tu não vai embora? Alçar voos, sair desse ninho?”

 (Ah, o desprendimento do capricorniano...)

Eu vou mãe, teu passarinho vai voar, mas não agora! Tenho uma missão aqui e vou cumprir. Vou provar que Natal sabe fazer Comunicação e Cultura, pra quem quiser ver. Vamos “botar boneco”. Nada de “síndrome de vira lata”, Natal eh terra linda, terra boa, e que me perdoe Cascudo já consagra e vai consagrar e sagrar muita gente:

 Khrystal, Dani Cruz, Rafael Barros, Liz Rosa, Pedro Mendes, família Pádua, Marinas, "Marieles", Rosas Morenas, Natália Bonavides, Mineiro, Fátima, Carlos Alexandre, Giliarde, Nízia Floresta, Alzira Soriano, Brígida da Cartola,  Haylenes, enfim, Vítor Heystela, MariLand Brito, Pedro Fiuza, Priscila Vilela, Sideral, Camila Paula, Thiago Medeiros e Marina do Insurgências, Renata Marques, Brisa,  na política, na arte, música, áudio visual, enfim na cultura onde, quando e quem mais a gente quiser!

Seremos do tamanho dos nossos sonhos. Aí sim, esse passarinho aqui, poderá alçar voos maiores Mainha!  Porque sou como painho lia quando eu era apenas um bebê e hoje Jorginho repete pra Luquinhas, eu sou Pégaso! Eu sou uma lenda, e quando pensarem que me mataram eu ressurjo das cinzas mais forte e linda que nunca, não eh Harry Potter!?

Sou Fênix, meu nome é Nicole Hévila de Sousa Tinoco, uma lenda, um Pégaso, como na música de Morais Moreira.

O passarinho feio, que vivia a sonhar em ser o que não era, voando com as Asas da quimera. Sonhando em ser uma gaivota, como as outras meninas, que todo mundo nota. Ou na pretensão sonhava em ser um gavião. Quisera também ser a sagrada cegonha. Não deu.

Esse passarinho que não sabia o que era. O passarinho não era Sabiá, nem Pomba (gira), Canarinho, ainda que às vezes arrisque cantar, nem Pombo correio, tampouco.

 Deus disse: -Pegue as mágoas e apague-as!

 Deus disse: - Passarinho você é tudo menos feio. Você tá cansada, muitas noites de choro, sem dormir.  INSÔNIA.  Você só queria carinho, mas passarinho, escuta.

 Você não sempre diz, que é a Hermione que cresceu!? Ou Seria a Angelina (Doce) do quadribol?  Enfim, eu te permito, faz essa mágica, eu mandei revidar, não foi? Agora, apaga as mágoas, apague-as e você meu passarinho, que bonito me parece, vai virar um cavalo Voador e ganhar o mundo.

Você é o tal do Pégaso. Pega o azul!!!

Ah Cartola fica aqui meu Adeus. Eu te amo!

Papai do céu, Belchior, amigos, família, seguidores.

Ano passado eu morri, mas este ano eu não morro!

Este ano é meu, e depois que virei Pégaso, ninguém me pega mais!

Eu sou o Polmo dourado do Harry Potter

Quer me encontrar? Só quando eu me encontrar!

Seus lindos, encontro vocês pelo mundo, que é o meu lugar!

Um bjo no coração!

 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).