Armando Souza

Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.

18/07/2024 10h57
 
Visão, foco e resiliência
Por Laura Caetano
 
O artista potiguar e portador de deficiência visual causada por um glaucoma grave, João Maria Bezerra Pereira, conhecido artisticamente como João Bezerra no Forró Raíz, estilo musical oriundo do Nordeste do Brasil também chamado de Forró pé de serra, é um exemplo de superação para todos nós.
 
Nascido em Natal no dia 13 de agosto de 1970, desde 1986, exerce a admirada profissão de músico, a qual sempre teve uma paixão grandiosa pela cultura nordestina. Apesar disso, diante das circunstâncias e da instabilidade que é viver somente da música, durante muitos anos essa atividade artística de João Maria foi conciliada juntamente com o seu trabalho de operário em uma fábrica, como forma de levar o sustento para sua família.  
 
Em 2007, o diagnóstico fulminante o levou a perda total da visão e a partir daí, o artista vem enfrentando maiores desafios em sua jornada profissional e pessoal. Apesar dos avanços do Sistema Nacional de Cultura-SNC, ainda há carências de políticas públicas específicas para Pessoas com Deficiências-PCDs, que vai desde o acesso estrutural e comunicacional até atitudinal, elementos essenciais à plena interação e integração aos bens culturais e eventos artísticos que existem e acontecem na cidade, respectivamente. Além da dificuldade de encontrar contratos para propagar seu trabalho devido aos obstáculos enfrentados por artistas PCDs, o preconceito parece ser ainda uma barreira intransponível que precisa ser enfrentada cotidianamente por pessoas que apresentam qualquer tipo de limitação física, psíquica e emocional. Em função disso, a cultura da inclusão tornou-se a sua principal bandeira, uma luta constante por políticas específicas e adequada às pessoas com deficiência. 
 
Determinado a fazer a diferença com o seu talento, João Bezerra idealizou o projeto Caravana do RN Acessível à Cultura, com o objetivo de levar arte, esperança e cultura ao alcance de todos e mostrar a diversidade de músicos que compõem o seu projeto. Atualmente, a Caravana do RN é composta por 15 artistas, sendo uma delas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), e já circulou por diversas regiões do interior potiguar. Mesmo sem patrocínio de empresas ou instituições, João Bezerra vem conquistando paulatinamente apoio por onde passa com a sua caravana musical. O Projeto é mantido por de arrecadação de recursos pelo instagram e pelas pessoas que o acompanham nas apresentações da Caravana RN acessível à cultura.
Interessados em conhecer, acompanhar e contribuir com o trabalho desse grande artista e do Projeto Caravana do RN Acessível à Cultura devem acessar o Instagram @rnacessivelacultura ou fazer um contato pelo (84) 9 8855-5651.
 
 
AGENDA CULTURAL POTIGUAR NOTÍCIAS
 
 
18/07 – 11h30 - Roda de Choro da UFRN – Centro de Convivência da UFRN;
18/07 – 18h – Quinta do Rock – Oficina Livre de Música
19/07 – 18h – Recital de Cavaquinho – Oficina Livre de Música;
19/07 – 19h – Old Plan – Bar Sempre Rock;
19/07 – 20h – Railton Câmara – Ecco Ville Food Park;
20/07 – 19h – Simioides – Bar Sempre Rock;
20/07 – 20h - J Fonsi – Ecco Ville Food Park;
25/07 – 19h – Grande Encontro do Brega – Teatro Alberto Maranhão;
27/07 – 19h – Espetáculo Beneficente: Meus Heróis – Teatro Alberto Marahão.
 
 
SIGA
@armandopsouza
@oficinalivredemusica
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).