Armando Souza
Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.
07/11/2024 05h20
Tributo à Tico da Costa: Várias vozes, um só canto
Por Sara Fracchia
O músico compositor potiguar Tico da Costa foi o mais internacional dos artistas potiguares. Levou o nome do Rio Grande do Norte e do Brasil mundo afora nas suas turnês pela Europa, África e Américas Central, do Norte e do Sul, tocando em festivais de Jazz, Folk e World Music de grande relevância pelo mundo ao longo de 40 anos de carreira. Teve 18 álbuns gravados, dos quais 7 na Itália, 5 nos EUA, 5 no Brasil e 1 no Paraguai. Foi elogiado mais de uma vez pelo prestigioso jornal nova-iorquino "The New York Times", e foi o primeiro artista potiguar a se apresentar no Jô Soares.
Todo ano na nossa capital potiguar é realizado um tributo em sua homenagem, onde cantores e músicos locais, do estado, nacionais e internacionais se revezam no palco cantando as suas canções, daí o título do tributo “Várias Vozes, Um Só Canto”. Esta homenagem já faz parte do calendário cultural da cidade e do Estado há exatos 15 anos, congregando mais de 664 artistas da terra, intérpretes, músicos, bandas filarmônicas, orquestras, coros e outros convidados que dividiram palco com ele, como Toninho Horta (atração nacional), banda de cordas da Itália do seu último trabalho (CD "MAR", 2009), assim como o seu produtor e musicista nos Estados Unidos Olivier Glissant e a cantora francesa Do Montebello (atrações internacionais), entre outros.
Até a presente data, dez edições anuais consecutivas do show-tributo "Várias Vozes, Um Só Canto" já foram realizadas na capital potiguar e algumas cidades do RN, com casa cheia atingindo um público de mais de 13.500 pessoas, interrompido apenas pelo longo período da pandemia da Covid-19.
Este ano se completam 15 anos da partida do compositor, motivo pelo qual convidamos cantores de gerações passadas que conheceram o músico compositor Tico da Costa, que irão compartilhar o palco com cantores, cantoras e músicos do cenário artístico atual. Ao todo, 14 pessoas se apresentarão abrilhantando com os seus talentos o Especial 15 anos. A direção musical e os arranjos correm por conta de Eduardo Taufic encabeçando uma banda de músicos multi-instrumentistas: Jotapê na flauta, sax, clarinete, clarone; Ramon Gabriel nas percussões e bateria; Mônica Michelly na guitarra. Eles prometem novas surpresas!
Para abrilhantar o show contaremos com as atrações (em ordem alfabética): Alzeny Nelo, Antoanete Madureira, Dani Cruz, Erick Von Sohsten, Lene Macêdo, Nara Costa, Os Chicos com a participação especialíssima de Terezinha de Jesus. A apresentação do show estará a cargo da Poetisa dos Ventos, Deth Haak.
O show "Várias Vozes, Um Só Canto" é um compromisso cultural de caráter anual, que já tem data marcada na capital potiguar no Teatro Alberto Maranhão, quarta-feira dia 13 de novembro próximo às 19h30, com ingresso inteiramente gratuito.
Os ingressos poderão ser retirados da bilheteria do Teatro Alberto Maranhão a partir do dia 06/11, entre as 14h e 17h, ou antes do show; e nas lojas da Arte Musical no Shopping Via Direta ou na Rua João Pessoa (Cidade Alta).
Esta é mais uma realização Tico da Costa Produções, que conta para esta edição com o apoio do Teatro Alberto Maranhão, Fundação José Augusto, Governo do Estado, Prefeitura de Areia Branca, Arte Musical, Inove e Oficina Livre de Música.
AGENDA CULTURAL POTIGUAR NOTÍCIAS
07/11 – 11h 30 – Roda de Choro da UFRN – Centro de Convivência da UFRN/Potilândia;
07/11 – 17h – Prática de Choro – Oficina Livre de Música/Nova Parnamirim;
08/11 – 18h – Uscaravelho – Zona Abissal/Cidade Verde;
09/11 – 17h – Alex Tex – Casa da Ribeira/Ribeira;
09/11 – 19h – Cores do nosso Samba/Natal Shopping/Mirassol;
09/11 – 20h – Chorões do Seridó convida Choro do Caçuá – Casa de Cultura Potiguar/Caicó;
09/11 – 20h – Jô Bay – Bar Carrancas/ Pium;
09/11 – 21h – Voz, Samba e Boemia – Bardallos Comida e Arte/Centro de Natal;
10/11 – 16h – Deusa do Forró – Bar e Petiscaria Casa de Reboco/Recife;
12/11 – 17h – Simone Talma – Restaurante Cozainha da Nêga/Capim Macio;
13/11 – 19h 30 – Tributo à Tico da Costa – Teatro Alberto Maranhão/Ribeira;
SIGA
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).