Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.
Choro do Caçuá e Chorões do Seridó se encontram em Caicó em noite de luar
Por Janduhi Medeiros
Sob o céu estrelado do Seridó, onde o silêncio só era quebrado pelo sopro do vento e o canto das cigarras, chegaram, em Caicó, Bruno Barros, Carlos Zens, Rodrigo Gouveia e Armando Souza, músicos de primeira qualidade, com suas almas inquietas e mãos cheias de melodias. Vinham de Natal, trazendo nas bagagens não apenas os instrumentos e desejo de encontrar amigos, mas também o coração pulsante do choro, essa música que parece ser feita de saudade e celebração em igual medida. Traziam também o sentimento singelo do Grupo Caçuá, que oferece música de qualidade aos Natalense.
Na Casa de Cultura, onde as noites costumavam ser longas e recheadas de poesias e boa música, eles abriram seus estojos, se juntaram aos Chorões do Seridó e deixaram o som fluir. As flautas choraram suas melodias, o cavaquinho respondeu com leveza, e o violão de sete cordas desenhou paisagens invisíveis, como uma Menorah ilumina a cultura do sertão. Também fez parte da roda este escriba, como iniciante de pandeiro. Era como se as notas viajassem pelo tempo, encontrando ecos nos rostos daqueles que ouviam o chorinho, pedindo passagem às estrelas para fazer a noite mais alegre.
Os caicoenses, que sempre gostaram da boa música, de olhares atentos, logo se renderam ao encantamento. Jovens e adultos acompanhavam alegres aquelas suaves músicas em uma perceptível admiração, e até as nuvens pareciam dançar felizes embaladas pelo encantamento. Quando o último acorde se desfez no ar, um outro silêncio chegou, com um ar de saudade, trazendo uma brisa sertaneja, exclusiva das noites do luar sertão.
Foi então que vieram os aplausos — espontâneos, calorosos, sinceros. Ali, sob a lua, às margens do Poço de Santana, Caicó e o chorinho se encontraram, e o encanto da música uniu mundos que, por um instante, pareciam feitos um para o outro.
Texto do Poeta e Escritor
Janduhi Medeiros
AGENDA CULTURAL POTIGUAR NOTÍCIAS
28/11 – 11h 30 - Roda de Choro da UFRN – Centro de Convivência da UFRN;
29/11 – 19h – Gustavo Cocentino – Sempre Rock Bar/Ponta Negra;
28/11 – 19h - Festival de Cinema Negro – Casa da Ribeira/Ribeira;
28/11 – 19h – Camerata de Vozes do RN – Cervejaria Resistência/Ponta Negra;
28/11 – 20h – Duo kambuca – Carrancas Bar/Pium;
29/11 – 16h - IV Extremoz Negro - Praça Prefeito José Franco/Extremoz;
29/11 – 20h – João Moreno – Ecco Ville Food Park;
29/11 - 21h – Will Barros – Bardallo’s – Centro de Natal;
20/11 – 20h – Reggae com Xande – Carrancas Bar/Pium;
30/11 – 09h – Chorões do Seridó - Casa de Cultura Popular/Caicó;
30/11 – 16h Posse da Samba – Beco da Lama/Centro de Natal;
30/11 - 16h 30 – Mulherio das Letras – Mahalila Café/Potilândia;
30/11 – 18h – Uscaravelho – Oh’Velha Pub/Ponta Negra;
30/11 – 20h – Cassio Ruan – Ecco Ville Food Park/Nova Parnamirim.
SIGA
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).