Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.
A importância do folclore no imaginário popular
O Dia do Folclore é comemorado no Brasil em 22 de agosto e foi instituído em 1965 com o objetivo de valorizar e preservar as tradições culturais do país. O folclore é um conjunto de crenças, costumes, lendas, danças, músicas e outras manifestações culturais que são transmitidas de geração em geração. Essas manifestações refletem a diversidade cultural do Brasil e incluem elementos como festas populares, brincadeiras infantis, mitos e personagens folclóricos, como o Saci-Pererê, a Mula-sem-Cabeça, o Curupira e a Iara
No Brasil, o folclore é uma parte essencial da identidade nacional, representando a riqueza das diferentes culturas que compõem a sociedade brasileira, incluindo as influências indígenas, africanas e europeias. Celebrações do Dia do Folclore acontecem em diversas regiões do país, com apresentações culturais, oficinas, feiras e outras atividades que promovem o conhecimento e a valorização das tradições populares.
O Rio Grande do Norte possui uma variedade de personagens folclóricos que fazem parte do imaginário popular. Alguns dos mais conhecidos são: O Papa-Figo: Um dos mitos mais populares do estado, o Papa-Figo é descrito como um homem velho e doente que sequestra crianças para comer seu fígado, acreditando que isso o curará de uma doença grave. Essa figura serve como um "bicho-papão" para assustar crianças desobedientes. O Neguinho do Pastoreio: Este personagem é uma figura emblemática do folclore potiguar. Trata-se do espírito de um menino escravizado que aparece para ajudar ou enganar aqueles que entram em seus domínios. Ele é conhecido por pregar peças e, às vezes, conduzir os viajantes ao caminho errado.
Na obra do historiador e folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, nascido em 30 de dezembro de 1898 e falecido em, 30 de julho de1986, é possível encontrar uma variedade enorme de manifestações folclórica que vai desde as lendas, passando pela culinária e as danças típicas da nossa região.
Essa data é também uma oportunidade para refletir sobre a importância de manter viva essas tradições em um mundo cada vez mais globalizado, onde as culturas locais podem ser esquecidas e vem, gradativamente, perdendo espaço para celebrações que não fazem parte do imaginário popular do brasileiro, como é o caso do Halloween. Preservar o folclore é preservar a memória coletiva de um povo, mantendo viva a sua história e suas raízes culturais.
Fonte de pesquisa: Internet
AGENDA CULTURAL POTIGUAR NOTÍCIAS
22/08 – 09h - Teatro de Bonecos Josivan de Chico Daniel – Instituto Câmara Cascudo/Cidade Alta;
22/08 - 11h 30 - Roda de Choro da UFRN – Centro de Convenções da UFRN;
22/08 -15h - Grupo Rendeiras da Vila – Largo da Igreja São João/Vila de Ponta Negra;
22/08 – 15h – Grupo Boi Pintadinho e Rimas Potiguares – Pinacoteca do Estado/Cidade Alta;
22/08 – 19h – Grupo Caboclinhos – Escola Municipal Professora Adele de Oliveira/Ceará Mirim;
24/08 – 19h – Grupo Chegança e Fandango – Centro de Turismo de Barra do Cunhaú/ Canguaretama;
Siga
@armandopsouza
@oficinalivredemusica
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).