Armando Souza
Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.
29/08/2024 10h17
TICO DA COSTA: 15 anos de saudade
Há exatos 15 anos, em 29 de agosto de 2009, o Rio Grande do Norte perdeu Tico da Costa, um dos artistas potiguares de mais prestígio e representatividade no exterior, embora não fosse muito conhecido pelos norte-riograndenses, ele tinha uma carreira consolidada e respeitada pela comunidade artística de vários países. Tico da Costa nasceu em Areia Branca, uma cidade litorânea conhecida pela alta produção e exportação de sal marinho, de praias belas e dunas exuberantes, localizada no estado do Rio Grande do Norte, há 310 km da capital, Natal. Aprendeu a tocar ainda menino com a família e desde os primeiros acordes já encantava pelo seu jeito peculiar de manipular o instrumento e conquistar as pessoas com sua destreza no violão, sempre foi dotado de um enigmático carisma, extrema vocação para composição e facilidade de se comunicar através da sua música para um público diversificado.
Certo dia, Tico da Costa aceitou e cumpriu o desafio de compor, em apenas uma noite, uma canção para cada quadro das 21 obras em exposição de um Artista Plástico realizada em Recife(PE), feito que culminou em um convite para tocar fora do país, dando início à sua carreira fora do Brasil.
Estudou música em Natal, Recife e Roma. Foi através da brilhante carreira internacional que Tico da Costa levou a música potiguar pelos quatro cantos do mundo, uma carreira fenomenal de 40 anos sem jamais esquecer sua origem potiguar, pois era entre Natal, Redinha e Areia Branca que encontrava refúgio nos meses em que se encontrava de férias dos trabalhos artísticos internacionais. Na sua trajetória levou para o mundo os ritmos nordestinos, chorinho, samba, bossa nova entre outros gêneros brasileiros com notória habilidade e alegria.
Participou e se destacou em várias turnês de grande relevância pela Europa, América Central, África, América do Norte e do Sul. Os diversos trabalhos realizados em Nova Iorque lhe rendeu invejáveis críticas nos principais jornais dos Estados Unidos, entre eles o “The New York Times” após abrir o show no histórico teatro Town Hall para João Bosco, juntamente com Paquito D’ Riviera, Toninho Horta e Artur Maia.
Em um de seus shows pela turnê de lançamento do “CD Mar”, na Itália, foi diagnosticado com um câncer fulminante no pâncreas, o que lhe fez voltar ao Brasil para se tratar da enfermidade acometida, estabelecendo-se, mais precisamente em Nova Parnamirim, onde tinha residência e morava com a família e sua esposa, a Produtora Artística Sara Fracchia.
Tico da Costa deixou um legado de grandes obras que fala de paz, amor, otimismo e de forma poética, do cotidiano e das belezas naturais do Rio Grande do Norte, além demonstrar sua paixão pelo nordeste, com uma discografia de 18 álbuns gravados com composições autorais.
Nesta quinta-feira, 29 de agosto, 10h, na Estação de Cordel, localizada na Praça Padre João, Centro Histórico de Natal, um grupo de artistas, músicos, cantores e poetas se reunirão para prestar uma grande homenagem ao músico e compositor potiguar com o objetivo de celebrar o brilhante legado musical deixado por Tico da Costa.
AGENDA CULTURAL POTIGUAR NOTÍCIAS
29/08 -17h– Prática de Choro – Oficina Livre de Música/Parnamirim;
29/08 -13h– Batuque de Mulheres – Praça do Cruzeiro/Redinha;
29/08 – 19h – Banda Mobidick – Semprerock Bar/Ponta Negra;
29/08 – 19h – Show Lésbica Futurista – Bar Carrancas/Pium;
30/08 – 20h – Jaina Elne canta Bethânia – Bardallos;
31/08 – 09h – Roda dos Chorões do Seridó – Casa do Artesão do Seridó/Caicó;
31/08 – 09h – Orquestra Infanto Juvenil da UFRN – Auditório Onofre Lopes da Escola de Música;
31/08 - 12h – Samba de Arruar – Praça Gentil Ferreira/Alecrim;
31/08 – 14h - Clube do Samba/Jane Cortez– Mercado de Petrópolis;
31/08 – 16h – Mulherio das letras/Cercas de Pedras de Jane Araújo – Mahallila Café;
31/08 – 19h – Marcos Sankler – Semprerock Bar;
01/09 – 16h – Teatro: “Juvenal, o Sapo que nunca se dá mal” de Ana Celina - Cidade da Criança
01/09 – 17h – Samba para Félix – Rua Chile/Ribeira;
01/09 – 18h – Rafael Santos e seu Sax – Bar Carrancas/Pium;
07/09 – 10h - Choro do Caçuá – Praça Padre João Maria/Centro de Natal.
Por Armando Souza
Siga
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).