Armando Souza

Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.

12/09/2024 15h16
A cultura no setembro amarelo
 
Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que ocorre anualmente no Brasil e no mundo, visando incentivar o diálogo sobre saúde mental e promover ações que ajudem a prevenir o suicídio. O mês foi escolhido em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10 de setembro.
 
A relação entre Setembro Amarelo e a cultura se dá por meio das inúmeras manifestações que podem ser usadas como ferramentas pedagógicas para promover o bem-estar emocional. A arte, o cinema, o teatro, a dança, a literatura e outras formas de expressões culturais têm papéis fundamentais no diálogo sobre saúde mental, ajudando a desestigmatizar o tema e criando um ambiente de empatia e cooperação mútua. A cultura, portanto, tem o poder de conectar as pessoas e promover a reflexão sobre temas muitas vezes difíceis de abordar, como a depressão e o suicídio.
 
Eventos como exposições, performances teatrais, shows musicais, rodas de conversa e filmes são ferramentas poderosas que podem ser utilizadas no município, principalmente durante o mês de setembro para sensibilizar a população e criar espaços de discussão sobretudo alertar para a importância do cuidado com a saúde mental, constituindo-se como uma ponte entre o público e essas questões, oferecendo uma abordagem mais acessível e sensível ao tema.
 
No campo da música podemos afirmar que se trata de um fenômeno que exerce uma poderosa influência no comportamento e na saúde psicológica, física, emocional e afetiva do ser humano e, por conseguinte, é extremamente relevante nas ações do setembro amarelo, podendo contribuir significativamente para a conscientização e prevenção do suicídio. Sua importância pode ser observada de várias maneiras, tanto no impacto direto sobre as emoções e no bem-estar mental quanto na capacidade de promover discussões e criar conexões humanas profundas com situações já vivenciadas que foram importantes ao longo da vida. A música, por sua vez, além de promover o desenvolvendo cognitivo desde a tenra infância, estimula a expressão emocional promovendo alívio psicológico reduzindo sentimentos complexos de tristeza, angústia e até de ansiedade. 
 
A utilização terapêutica da música é uma prática que pode ser amplamente aproveitada no ambiente escolar, familiar e hospitalar pois permite a criação de espaços especiais onde as pessoas possam se sentir acolhidas, conectadas, que permite promover, consequentemente, a sensação de pertencimento na comunidade onde está inserido, sentimentos essenciais para aqueles que se encontram solitários, isolados e desamparados.
 
AGENDA CULTURAL POTIGUAR NOTÍCIAS
 
12/09 – 17h – Prática de Choro com Alexandre Moreira – Oficina Livre de Música/Parnamirim;
12/09 – 19h – Oficina de Percussão com Folia de Rua – Pinacoteca do Estado;
13/09 – 20h – Simiódes trio – Sempre Rock Bar/Ponta Negra;
13/09 – 20h – Voz e Violão com Alexandre – Ecco Ville Food Park/Nova Parnamirim;
13/09 – 20h – Mahaduo com Sueldo Soares e Diego Francisco – Mahalila Café;
14/09 – 11h – Roda de Choro no I Encontro dos Ostomizados/Parque das Dunas 
14/09 – 19h - Forró de quinta – Carrancas Bar/Pium;
14/09 – 13h – Choro do Toca com Ginga de Pau e Corda – Restaurante Toca do Caranguejo.
 
Fonte: Internet
Siga:
@oficinalivredemusica
@armandopsouza
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).