Armando Souza
Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.
24/10/2024 11h20
Por mais recurso na cultura em Parnamirim
Dias atrás, tive a oportunidade de subir à tribuna da Câmara Municipal dos Vereadores de Parnamirim, na defesa de mais recursos e da realização da primeira eleição do Conselho Municipal de Cultura após a criação da lei 1.480 de 07 de Janeiro de 2010, onde fiz o seguinte pronunciamento e gostaria de compartilhar com vocês:
Prezados vereadores e vereadoras, é notório e, ao mesmo tempo, lamentável para população, principalmente, para nós que trabalhamos e sobrevivemos de Artes que a cultura de Parnamirim esteja sendo deteriorada a cada ano. A exemplo cito apenas o Cine Teatro Parnamirim, um bem cultural que já teve seu momento de glória mas hoje se encontra em plena decadência e sua estrutura física está em ruínas.
Essa escancarada situação de desapego e negação pela cultura demonstrada pelos gestores deste município, está impactando diretamente na vida de centenas de trabalhadores em todos os segmentos da cultura municipal, pois, muitos de nós, precisamos ter uma segunda profissão para garantir o pão na mesa da família todo santo dia. O teatro senhores é, provavelmente, o único segmento da arte que engloba todas as profissões. Então vocês tem ideia de quantos bons profissionais nós estamos deixando de inserir no mercado por falta dessa atividade?
Senhores, a cultura negacionista é uma câncer no seio da política brasileira que precisa ser erradicada o quanto antes, pois, muitos agentes públicos são incapazes de reconhecer a importância da apreciação e o fazer artístico como uma necessidade humana e fenômeno de desenvolvimento econômico e social, portanto, é através dessa visão apequenada e desnecessária que ocorre a desaceleração da roda da economia criativa e por conseguinte, a falta de oportunidade de trabalho e renda para os profissionais da cultura com significativos impactos no desenvolvimento criativo, intelectual e cognitivo da população em geral ao longo dos anos.
Eu e meus colegas da cultura estamos acompanhando com bastante apreensão o formato da execução das políticas adotadas pela Prefeitura deste município nesses últimos anos. Pois nunca houve interesse na formação do Conselho Municipal de Cultura e esse fato tem provocado a inibição da participação ativa da população no planejamento artístico da cidade.
Trata-se, por conseguinte, de uma política extremamente DIRIGISTA, cuja finalidade é reduzir drasticamente a autonomia e a participação dos profissionais da cultura, restringir o direito constitucional da sociedade civil, e que vem servindo apenas para contratar shows de artistas e bandas nacionais alinhados aos interesses pessoais e políticos dos seus contratantes.
Apesar da competência e esforço do atual Secretário de Cultura, Gustavo Brendo, os artistas da cidade ainda não conseguiram fazer com que a Prefeitura acelerasse o processo de adequação e implantação do Sistema Municipal de Cultura do município, uma exigência que tem prazo pra ser complementada que vai até o dia 31 de dezembro deste ano.
É partindo dessas constatações que estamos aqui para solicitar o apoio desta casa para aprovação de recursos suficientes para que a Semuc possa cumprir seu papel de fomentador e incentivador da cultura com eficácia. Que esta casa possa se unir com a próxima gestão de 2025 para realizar as reformas necessárias do Cine Teatro, contribuir na agilização dos trâmites legais para realização da primeira eleição do Conselho Municipal de Políticas Culturais do município e com isso dá poderes à sociedade civil de plena participação nos processos decisórios da cultura.
Agenda Cultural Potiguar Notícias
24/10 – 11h30 – Roda de Choro da UFRN – Centro de Convivências da UFRN;
24/10 – 17h – Prática de Choro com Alexandre Moreira - Oficina Livre de Música/Nova Parnamirim;
24/10 – 19h – Gustavo Cocentino – Sempre Rock Bar/ Ponta Negra;
24/10 – 20h – Maha solo: EP “O jardim secreto de Stéhpan Dehmia” – Mahalila Café;
25/10 – 19h – J. Fonsi – Sempre Rock Bar/Ponta Negra;
25/10 – 20H – Alessandro Santos – Ecco Ville Food Park/Nova Parnamirim;
25/10 – 22h – Sesi Bigband – Caicó/RN;
25/19 – 22H – Banda Circuito Musical - Carnaubais/RN
26/10 – 9h – Chorões do Seridó – Centro Cultural do Seridó – Caicó/RN;
26/10 – 14h – Dia das Crianças – Praça Luiz Antonio Firmino/ Mãe Luíza;
26/10 – 17h – Mulherio das Letras – Livro: “Coelho Maldito” de Bora Chung – Mahalila Café;
26/10 – 19h – Fair Way – Sempre Rock Bar/Ponta Negra;
27/10 – 13h – Rafael Santos – Iate Clube de Natal/Santos Reis;
31/10 – 19h – Mostra Cultural – Solar Bela Vista/Centro de Natal;
SIGA
@armandopsouza
@oficinalivredemusica
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).